Cai arrecadação de impostos federais em Ribeirão Preto

Cai arrecadação de impostos federais em Ribeirão Preto

De acordo com a Fundace, houve diminuição de 1,3%; Estado de São Paulo perdeu 6,5% do orçamento

A arrecadação de impostos federais em Ribeirão Preto no mês de fevereiro diminuiu 1,3% na comparação com o segundo mês de 2015, mesmo com o aumento do arrecadado em algumas tarifas. Dados do Boletim Termômetro Tributário do Ceper/Fundace mostram que apenas Cofins e PIS/PASEP não apresentaram crescimento no período.

O montante arrecadado foi de R$ 144 milhões. No Estado de São Paulo, e no resto do País, a situação é ainda pior, já que as arrecadações foram 6,5% e 14,2% menores do que em fevereiro do ano passado.

Todos os outros tributos analisados pelo estudo apresentaram aumento em suas arrecadações, que foram de 32,6% para o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), 15,1% para o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), 8,9% para o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e 7,1% para a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Os municípios da região de Ribeirão Preto registraram, em conjunto, arrecadação total de R$ 270,098 milhões, montante 3,8% inferior quando comparado a fevereiro de 2015.

Quase todas as rubricas evidenciadas sofreram variações negativas, sendo possível notar, particularmente, quedas significativas nas arrecadações da COFINS e do PIS/PASEP, no valor de 5,9% e 5,6%, respectivamente. A única rubrica a apresentar elevação em sua arrecadação também foi o IRRF, na proporção de 15,6%.


Foto: Rafael Neddermeyer/ FP

Compartilhar: