A cada cinco minutos, uma pessoa é multada no trânsito de Ribeirão Preto
Avenida Costa e Silva foi a campeã de multas em 2018 com 20 mil infrações registadas

A cada cinco minutos, uma pessoa é multada no trânsito de Ribeirão Preto

Apesar do número de multas, motoristas seguem indisciplinados, avaliam especialistas

Um pessoa é multada a cada cinco minutos no trânsito de Ribeirão Preto. Em 2018, a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) aplicou 153 mil multas na cidade. Por meio de dados obtidos via Lei de Acesso à Informação pela reportagem da Revide foi possível descobrir que a Avenida Marechal Costa e Silva, na Zona Norte da cidade, é a campeã de multas.

Durante 2018, a via registrou 20 mil multas. O que equivale a 13% de todas as multas aplicadas na cidade, e uma média de 2 multas por hora. As outras duas vias que compõe o top 3 são: Avenida Maurilio Biagi, com 9,6 mil multas e a Avenida Presidente Vargas, com 7,3 mil.

O especialista em trânsito argumenta que apesar da quantidade de multas, ainda há pouca fiscalização em locais como a Avenida Costa e Silva.“É necessário intensificar a fiscalização, embora tenhamos a impressão de que o número de multas é grande, não é bem assim. Se sairmos nas ruas vamos perceber a quantidade de infração dos condutores é muito maior”, indica  Correa.

Outro dado alarmante foi a velocidade mais alta registrada na cidade. Os radares da Transerp na Avenida Luiz Galvão Cezar flagraram um automóvel a 171 km/h. Nesta velocidade, o motorista se desloca a 47 metros por segundo. Na sequência, aparece a Avenida Maurilio Biagi, com um carro a 142 km/h.

Para o responsável pela Transerp, estas avenidas tem características específicas que favorecem este tipo de comportamento."São avenidas que vem de rodovias e, em alguns pontos, possuem poucos cruzamentos e longos trechos sem semáforos. Reitero a necessidade de medidas de educação no trânsito, elas tem surtido efeito com os mais jovens, precisamos desloca-las para os mais velhos".

Além destas medidas, a Transerp estuda também a instalação de mais câmeras pelo trânsito, principalmente as que detectem motoristas que ultrapassaram o sinal vermelho. A medida é necessária, de acordo com a empresa, pois muitas avenidas de Ribeirão Preto não possuem características que justifiquem a implantação de radares.

Trânsito inteligente

Algumas medidas podem amenizar o número de acidentes no trânsito, reduzir a quantidade de multas e proporcionar um deslocamento mais sustentável para a população.

Uma delas é implantação de 30 Km de ciclovias e ciclofaixas e os 56 km de corredores de ônibus prometidos pela Prefeitura na assinatura do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana. O superintendente da Transerp, Antônio Carlos de Oliveira Júnior, informou que os projetos estão em fase de conclusão.

"Estamos finalizando o novo sistema semafórico das avenidas Saudade e Dom Pedro e da Rua São Paulo que receberão os próximos corredores de ônibus. Já as ciclovias pretendemos criar uma malha na cidade. Ligar um ponto ao outro é muito importante, não podemos fazer apenas em uma avenida", explica o superintendente.

As avenidas Maurilio Biagi, Café e Recife devem receber os primeiros quilômetros da nova ciclovia. No caso da Avenida Recife, ela formará uma rede integrada com a ciclovia que já existe na Via Norte. 

Para o especialista em planejamento e gestão de trânsito, Luiz Gustavo Correa, apesar de tímidos, as ciclovias são importantes para reduzirem a quantidade de veículos nas ruas e oferecer mais opções de mobilidade urbana ao cidadão. “Ribeirão Preto sonha com uma ciclovia. Mas os números ainda são tímidos. São José dos Campos, por exemplo, possui 96 km de ciclovia com projeção de 157 km até 2020”, acrescenta.

 Além dos corredores de ônibus e ciclovias, existe a discussão para a redução da velocidade nas vias da cidade.  O debate ganhou repercussão nacional após a queda de braço entre os ex-prefeitos de São Paulo, (PT) e João Doria (PSDB). O petista reduziu a velocidade nas marginais, o tucano aumento. Para o superintendente da Transerp, o melhor para Ribeirão Preto seria optar pela diminuição.

 “A maioria das cidades desenvolvidas já estão com velocidades de 50 km/h nas vias arteriais. O nosso código de trânsito fala em 60 nas arteriais. Quando o motorista sai dos 70 km/h para os 50 km/h a chance de sobreviver a um acidente mais do que duplica", explica.

O especialista em planejamento e gestão de trânsito também se mostra favorável a ideia da redução de velocidade.  “É comprovado que a redução de velocidade salva vidas, mas deve ser feita com planejamento e sinergia com a população. Envolver todos e mostrar que a redução é para o bem e não aumentar a arrecadação em multas. Infelizmente a população vê na forma de fiscalizar uma forma de arrecadar”, conclui Correa.

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Foto: Arquivo Revide

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