A segurança dos novos "Guardiões da Cidade"

A segurança dos novos "Guardiões da Cidade"

Programa começa a funcionar com 24 câmeras de monitoramento, no Centro de Ribeirão Preto

Após quatro anos de espera, o Centro de Ribeirão Preto voltou a ter monitoramento contínuo através de câmeras de segurança. Fruto de parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar (PM), o programa “Guardiões da Cidade” começou a funcionar há cerca de 30 dias, ainda que de forma parcial, com equipamentos de vigilância espalhados por diferentes ruas da região Central.

 

Apesar dos esforços, a criminalidade ainda é um problema que aflige lojistas e clientes, que pedem reforço na segurança e no efetivo policial para patrulhamento em várias vias públicas
de áreas comerciais de Ribeirão Preto. O novo “Guardiões da Cidade” foi lançado em julho de 2020 pela Prefeitura de Ribeirão Preto e substitui o antigo programa “Olhos de Águia”, criado em 2007 pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) em acordo com a PM, e desativado após cerca de 12 anos de funcionamento.

 

À época, a Prefeitura afirmou que os equipamentos do sistema anterior estavam ‘defasados tecnologicamente’, assumindo a direção do projeto de segurança e prometendo ativar novas câmeras no quadrilátero central da cidade. Sem a vigilância, o Centro voltou a registrar índices elevados de criminalidade – como roubos a pedestres e os furtos em lojas, praticados por integrantes da "gangue da marcha à ré".

 

As primeiras 24 câmeras do Guardiões da Cidade, localizadas em cruzamentos do Centro e Vila Tibério, passaram por testes no início de junho e já foram integradas à rede do 51o Batalhão de Polícia Militar do Interior (51o BPM/I), responsável pelo monitoramento. As imagens são enviadas em tempo real a uma central de vigilância da PM, no Centro. Segundo o tenente Fabrício
Pane, comandante da 1a Companhia do 51o BPM/I, todos os movimentos são detectados e acompanhados para evitar crimes na região.

 

“Hoje, o monitoramento é feito 24 horas por dia, sete dias por semana. Os policiais militares se revezam em turnos diurnos e noturnos, e ficam verificando e auxiliando as viaturas, para reforçar a segurança”, diz Pane. Outras 16 câmeras ainda faltam ser ativadas pela Prefeitura no quadrilátero central, em pontos estratégicos, como a confluência das avenidas Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves, das ruas Rui Barbosa e Tibiriçá, São José e Américo Brasiliense, cruzamentos da avenida Nove de Julho, entre outros locais.

 

Mais 62 equipamentos foram instalados e ligados em corredores comerciais e saídas da cidade, como nas avenidas como Treze de Maio, Saudade e Presidente Vargas, e serão integrados em breve à rede do Detecta, sistema de monitoramento inteligente do governo estadual que tem acesso a bancos de dados e registros de ocorrências policiais. Em nota, a Secretaria Municipal da Casa Civil informou que 60 câmeras do sistema Detecta estão instaladas e em funcionamento com imagens transmitidas na base da Polícia Militar.

 

“Além dessas, 32 estão localizadas no quadrilátero central como na confluência das ruas Visconde de Inhaúma e Américo Brasiliense, Duque de Caxias com Barão do Amazonas, e Cerqueira Cesar com General Osório”, declarou a pasta.

 

Lojistas comemoram


Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-RP), Paulo César Garcia Lopes, a volta do monitoramento contínuo através do novo “Guardiões da Cidade” vem em boa hora. Segundo ele, a reativação das câmeras deve ocorrer o mais rápido possível, embora a segurança pública não se resuma apenas a um programa de monitoramento de vigilância.

 

“É claro que quanto mais câmeras estiverem funcionando, maior será a área atendida pelo projeto. Por outro lado, entendemos que é preciso ter uma estrutura interna compatível, para detectar os problemas e desencadear a ação para resolvê-lo, com agilidade. Não adianta ter um número maior de câmeras com pouca gente para acompanhar e agir. O mais importante é que o projeto funcione, de fato”, afirma Lopes.


Até o momento, os “Guardiões” têm se provado positivos e já apresentaram resultados. De acordo com o comandante da 1a Companhia do 51o Batalhão de Polícia Militar, tenente Fabrício Pane, quatro pessoas já foram presas em flagrante com o apoio das câmeras de vigilância, somente no último mês.

 

Com a ativação do novo sistema, a prevenção e o combate à criminalidade devem ser ampliados e gerar um impacto positivo para comerciantes do Centro e outras regiões de Ribeirão Preto. O 190, telefone da PM, ainda é o principal aliado dos moradores. “Já estávamos atuando com patrulhamento de rua e Atividade Delegada [aumento de efetivo], além de motos da Rocam, e as câmeras agora serão um grande reforço para o nosso trabalho”, destaca Pane.

 

Foto: Luan Porto


Foto: Luan Porto

Compartilhar: