Ação de limpeza retira nove toneladas de resíduos de casa de acumuladora na Vila Albertina
Equipes da prefeitura levaram dois dias para retirar lixo da casa de moradora

Ação de limpeza retira nove toneladas de resíduos de casa de acumuladora na Vila Albertina

Lixo equivalente a cinco viagens de caminhão foi retirado em dois dias por comitê municipal

A quinta ação de limpeza e apoio promovida pelo Comitê Intersecretarial de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação em Ribeirão Preto retirou aproximadamente nove toneladas de resíduos de uma casa na rua Coronel Américo Batista, na região da Vila Abertina, Zona Norte da cidade nesta semana. A ação começou na quarta-feira, 11.

Equipes da Coordenadoria de Limpeza Urbana (CLU) trabalharam durante dois dias na ação de limpeza e retiraram o total de 9.280 quilos de lixo da residência, o equivalente a cinco viagens de caminhão.

A Prefeitura de Ribeirão Preto recolheu, somente em 2019, cerca de 27 toneladas de materiais nas casas de acumuladores. Foram quatro ações realizadas no ano passado, mas ainda existem cerca de 55 outros casos já detectados no município. Em média, são retiradas 6,8 toneladas de resíduos de cada casa.

Os acumuladores sofrem da síndrome de Diógenes, uma desordem mental que gera, entre outros sintomas, o acúmulo de objetos, ou até lixo, em casa. Outras características são o descuido extremo com a higiene pessoal e a limpeza da própria moradia, além do o isolamento social.

Comitê

Formado pelo Fundo Social de Solidariedade, pelas secretarias de Assistência Social, Saúde, Negócios Jurídicos, Meio Ambiente, Infraestrutura, Coordenadoria de Limpeza Urbana, Defesa Civil e Guarda Civil Metropolitana, o Comitê Intersecretarial de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação é responsável por articular ações de promoção e assistência à saúde, visando bem-estar físico, mental e social em cada caso identificado.

A Secretaria da Saúde, por meio do Departamento de Assistência à Saúde das Pessoas, fica responsável pelos cuidados físico e mental, assim como por realizar o atendimento das pessoas e suas famílias em atuação conjunta da Atenção Básica com o serviço especializado de saúde mental. Cabe ao Departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento realizar as visitas domiciliares para identificar os riscos sanitários à saúde individual e coletiva, além de executar as ações cabíveis.

Já o Meio Ambiente fica responsável por avaliar os riscos ambientais decorrentes das situações encontradas e tomar as providências cabíveis, além de avaliar, por meio da Coordenadoria do Bem-estar Animal, as condições de saúde dos animais domésticos.

A Infraestrutura fornece os veículos e equipamentos para a retirada dos materiais, enquanto a Coordenadoria de Limpeza Urbana avalia cada caso, elabora e executa os planos de ação para a retirada dos resíduos, oferecendo a devida destinação.

A Defesa Civil passa a atuar com a avaliação da estrutura do imóvel nos casos em que haja suspeita de risco estrutural, assim como elaborar relatório de vistoria, notificar o responsável pelo local e, quando houver interdição com necessidade de acolhimento do indivíduo, acionar a Secretaria de Assistência Social.


Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Compartilhar: