Adote um velhinho: asilo de Ribeirão Preto realiza campanha de doações
Asilo Ombro Amigo, no Recreio das Acácias, ajuda idosos carentes e em situação de rua

Adote um velhinho: asilo de Ribeirão Preto realiza campanha de doações

Confira na galeria de imagens os presentes de cada idoso e como ajudar

Quais são seus planos para o Natal? Férias, uma boa ceia com a família e presentear os entes queridos? Que tal mudar um pouco a programação ainda em 2017 e adotar um velhinho? O Asilo Comunidade Ombro Amigo atende a idosos de baixa renda, inclusive em situação de rua, em Ribeirão Preto.

Atualmente, a casa abriga 31 pessoas. Algumas foram para lá por vontade própria, outras tiveram desavenças com a família e tem quem nem se lembre quando saiu de casa ou onde estão os parentes. Zilda Aparecida da Silva, fundadora do asilo, comenta a dificuldade de cuidar do local. “A maioria das pessoas se interessa mais em ajudar asilos de alta renda, com os idosos todos arrumadinhos e sãos. Aqui atendemos vários tipos de pessoas, inclusive em situação de rua”.

Para comprar alimentos, remédios, manutenção do local, pagar folha salarial dos 14 funcionários e o aluguel do espaço, Zilda precisa mensalmente de no mínimo R$ 35 mil. “Estamos tentando construir uma nova sede. Começar do zero, deixar ela 100% compatível com as necessidades dos idosos. Hoje pagamos R$ 7 mil só de aluguel, se tivéssemos um local próprio poderíamos investir melhor esse dinheiro”, comenta a fundadora.

O Ombro Amigo atualmente é financiado por meio de doações de algumas famílias e da contribuição de alguns idosos que recebem aposentadoria. Manter o local em pleno funcionamento, limpo e com os estoques de comida cheios requer muito esforço dos funcionários. Além do mais, o asilo não possui uma van ou carro próprio. É no carro de Zilda que os idosos vão para as consultas médicas ou demais compromissos.

Histórias

Asilos, acima de tudo, abrigam histórias. Cada pessoa que está lá traz consigo suas histórias, conquistas e tropeços. Como é o caso Luís Mendes, por exemplo. O senhor de 77 que não possui uma perna já foi um barbeiro renomado em Ribeirão Preto. "Já cortei cabelo de prefeito. Quando o [Welson] Gasparini trabalhava na rádio eu sempre cortava o cabelo dele", relembra Seu Luís da época em que tinha um salão no Terminal Rodoviário de Ribeirão Preto. Como foi parar no Ombro Amigo é que o ex-barbeiro não se lembra muito bem. Ele conta que morava sozinho no Jardim Aeroporto e foi encaminhado por agentes municipais da saúde para o lar.

Outra que carrega uma infinidades de histórias é a Dona Silvia. Para se ter uma ideia da bagagem desta mulher de 65 anos, ela é formada em ciências sociais pela Unicamp, foi a primeira ribeirãopretana vencedora do campeonato regional de moutainbike em 1992, foi hippie, mochilou pelo nordeste e já teve aula com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. "Eu falava de ciclovias antes disso virar moda. Eu era ativista da mobilidade urbana nos anos 90", comenta Dona Silvia.

Uma das histórias mais curiosas da ex-hippie se passou durante as suas aventuras pelo nordeste."Chegamos eu, minha filha ainda no meu colo e meu marido em um vilarejo no nordeste. Quando o povo de lá viu o nosso estilo, eu de vestidão, cabelos soltos e meu marido com cabelo comprido e barba, pensaram que éramos Maria, José e o menino Jesus. Muitos nos deram comida naquele dia, até que uma moradora de lá muito brava nos expulsou da cidade com ameças de morte", relembra dona Silvia.

Como ajudar

Para quem quiser adotar um, ou mais pedidos dos idosos do Asilo Ombro Amigo, basta entrar em contato com a casa pelos números abaix, e agendar a entrega dos presentes.

Asilo Comunidade Ombro Amigo
Fone: (16) 3021 5535
Celular - Zilda: (16) 99311 5954
Endereço: Rua Clarice Santo Nicola Verzola, 275 - Recreio das Acácias.


Fotos: Amanda Bueno

Galeria de imagens

Compartilhar: