Alunos da USP de Ribeirão Preto protestam por mais segurança no campus

Alunos da USP de Ribeirão Preto protestam por mais segurança no campus

Prefeitura do Campus alega que tema foi amplamente debatido com alunos e funcionários

Alunos da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto convocaram um protesto para esta quarta-feira, 29, às 15h na Prefeitura do Campus. Dentre as reivindicações, os manifestantes exigem mais segurança e a construção de uma portaria para pedestres na Rua Tenente Catão Roxo.

Segundo o Diretório Central de Estudantes (DCE) Livre da USP, foi elaborado um abaixo-assinado com as solicitações e entregue à Prefeitura do campus (PUSP-RP). Contudo, os alunos alegam que não houve diálogo por parte da administração da USP.

Além disso, o DCE afirma que a quantidade de guardas universitários foi reduzida no turno da noite."Essa medida, sem nenhuma proposta de melhoria em outros aspectos, como a iluminação do campus, é extremamente prejudicial, principalmente para estudantes do período noturno, e mais ainda para os estudantes que residem no campus”, escreveu o diretório de estudantes.

Por meio de nota, a PUSP-RP informou que não haverá redução no número de agentes, mas sim, um remanejamento de pessoal por turno. “Essa tomada de decisão faz parte do planejamento estratégico operacional, elaborado a partir de dados estatísticos colhidos e analisados ao longo dos últimos anos, e visa atender os horários com maiores demandas de ocorrências, ou seja, das 6 às 22 horas, e, ainda, a otimização de recursos”, explicou.

Sobre a construção de uma nova portaria, A administração do campus declarou que questões de segurança da universidade são tratadas com a participação da comunidade universitária, que tem representatividade tanto de alunos, como de funcionários e professores na Comissão de Segurança e no Conselho Gestor do Campus.

"As solicitações de abertura de uma nova portaria para pedestres foram exaustivamente analisadas pela Comissão de Segurança do Campus, Conselho Gestor do Campus e pela Superintendência de Segurança da Universidade. Esse tema também foi pauta da última reunião entre a PUSP-RP e o DCE, quando foi amplamente debatido e decidido que nova reunião será promovida entre os membros do DCE e a Superintendência de Segurança em data a ser indicada pelos membros do DCE”, concluiu a Prefeitura.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: