Após 11 anos, Proerd retorna às escolas de Franca
Programa Educacional de Resistência às Drogas é uma adaptação do projeto estadunidense "Drug Abuse Resistence Education"

Após 11 anos, Proerd retorna às escolas de Franca

Programa será inserido gradualmente em todas as escolas do município

Após 11 anos parado, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), retornou à grade das escolas municipais de Franca em 2018. O programa orienta as crianças sobre as consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas. A iniciativa é fruto de parceria entre o poder público de Franca e a Polícia Militar e atende os estudantes do Ensino Fundamental. As aulas serão aplicadas, inicialmente, em 11 escolas. O plano é inserir o programa em todas do município.

O projeto é de autoria do vereador Della Motta (PTN), tenente da Reserva da Polícia Militar.  “Logo nos primeiros dias de mandato, solicitei o restabelecimento do Proerd na rede municipal de Franca e agora vejo com alegria que a Prefeitura vai nos atender. Será bom para toda a sociedade, principalmente para nossos jovens”, disse Motta.

O Proerd é uma adaptação do programa estadunidense Drug Abuse Resistence Education (D.A.R.E), criado em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.

Em Ribeirão Preto, o programa não é mais aplicado nas escolas, mas, segundo a Prefeitura, ainda existem projetos de conscientização. "A conscientização dos alunos quanto ao uso de drogas é feita nas escolas municipais por meio dos projetos pedagógicos desenvolvidos nas unidades. A temática também é abordada pelas equipes gestora e docente de forma multidisciplinar", informou a Prefeitura por meio de nota.


Fotos: Divulgação

Compartilhar: