Após depoimento na Câmara com áudio controverso, diretor do Daerp pede exoneração
Villani defendeu estudos para captação d’água do Rio Pardo e afirmou que população do município precisa readequar consumo

Após depoimento na Câmara com áudio controverso, diretor do Daerp pede exoneração

O diretor técnico Waldo Villani Jr foi ouvido pela pelos vereadores de Ribeirão Preto nessa quinta, 19; gravação controversa marou sessão extraordinária

A Câmara de Ribeirão Preto ouviu nessa quinta-feira, 19, em sessão extraordinária o ex-diretor técnico do Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Daerp) Waldo Villani Jr. A sessão teve direito a áudio controverso, divulgado pelo vereador Lincoln Fernandes (PDT), em que aparece uma suposta conversa  de Villani com outros diretores da autarquia. No áudio, o ex-diretor afirma que o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) pediu para "matar" o Daerp caso não houvesse solução para os problemas. Após a polêmica, Villani pediu exoneração, que foi aceita pela administração municipal.

Fernandes apresentou a gravação feita ainda no primeiro semestre do ano, que seria de uma reunião de diretores da autarquia. Uma voz, aparentemente de Villani, que não negou que seja ele, afirma que o prefeito ordenou o encerramento do Daerp caso não fosse encontrada nenhuma solução para os problemas encontrados, e ainda disse que o Daerp seria um órgão "doente".

Em resposta à gravação, o ex-diretor disse que desde então a situação melhorou, e afirmou que trabalhou arduamente para manter o Daerp vivo. “O paciente estava ruim. Está melhorando. Estarei ao lado 24 horas por dia se for preciso. Nós faremos o que precisa ser feito para manter ‘este paciente’ vivo. A situação era ruim naquele momento, e hoje não é mais”, respondeu antes de pedir a exoneração.

Em nota enviada pela Prefeitura no início da noite desta quinta-feira, é lamentado o pedido de exoneração do secretário, porém, a administração municipal diz que as palavras de Villani não representam o pedido de Nogueira para a autarquia. Segundo a nota, o prefeito orientou o máximo rigor na administração do Daerp para que a autarquia possa sair da situação difícil em que se encontra (leia a íntegra da nota abaixo).

Sessão Extraordinária

O ex-diretor técnico foi convocado à sessão para dar explicações sobre a falta d’água no município, e foi questionado sobre a intenção do Daerp de captar a água do Rio Pardo para o abastecimento da população. Villani justificou que seria preciso adotar essa medida no futuro para não ser pego desprevenido, o que poderia ocorrer dependendo apenas da extração do Aquífero Guarani, já que não existem estudos profundos sobre a capacidade.

Ele ainda apontou que é preciso fazer um estudo de grande profundidade para se estabelecer cenários sobre uma possível diminuição de captação d’água do Aquífero. “Precisamos enfrentar este problema já, e não deixar para depois”, concluiu o diretor do Daerp, que afirmou que é preciso revolucionar o sistema de abastecimento no município.

Nota da Prefeitura

O Daerp lamenta pelo conteúdo da gravação divulgada nesta quinta-feira, 19, em sessão extraordinária da Câmara Municipal de Ribeirão Preto. O diretor Waldo Villani Jr tem um longo currículo de bons serviços prestados à administração pública e contribuiu para o processo em curso de recuperação do Daerp. Suas palavras, na gravação, não refletem a orientação dada pelo prefeito para a autarquia. O que o prefeito sempre pediu foi o máximo rigor na administração para que o Daerp possa em breve, sair da situação difícil em que se encontra. De qualquer forma, o Daerp se desculpa pelo ocorrido. O diretor Waldo Villani pediu exoneração em caráter irrevogável, o que foi aceito perlo superintendente, Afonso Reis Duarte.


Foto: Aline Pereira/Câmara Ribeirão Preto

Compartilhar: