Assembleia de Cursilhos é realizada na região

Assembleia de Cursilhos é realizada na região

O evento que vai até domingo, 8, na Casa Dom Luís, irá abordar temas relacionados ao movimento da Igreja Católica com foco em ações missionárias

Dentre todas as arquidioceses do Brasil, a de Ribeirão Preto foi escolhida para sediar a Assembleia Nacional do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) no Brasil, que começou nesta quinta-feira, 5, em Brodowski, reunindo sacerdotes e leigos do Brasil.

O evento que vai até o próximo dia 8, na Casa Dom Luís, irá abordar temas relacionados ao movimento da Igreja Católica com foco em diretrizes em cima de ações missionárias.

De acordo com coordenador do Grupo Executivo Diocesano de Ribeirão Preto (GED), Antônio Carlos Calegari, 61, durante a Assembleia outros assuntos serão discutidos. “As diretrizes nacionais e mundiais com as ações serão fatores determinantes abordados para os trabalhos a serem elaborados em todas as regiões,” comenta.

Ele afirma ainda que é a primeira vez uma arquidiocese do interior sediará uma Assembleia Nacional do Movimento de Cursilhos de Cristandade no Brasil, pois o evento era organizado somente nas capitais do País.

Além de possibilitar o estudo dos rumos que a Igreja Católica pede para o ano seguinte, a Assembleia tem como finalidade a definição das ações a serem implementadas nas dioceses e no movimento. E fortalecer a unidade dos membros, sacerdotes e leigos ligados ao MCC.

Movimento MCC

Criado na década de 1940, na cidade de Maiorca - Espanha, o Movimento de Cursilhos de Cristandade tem como finalidade buscar, principalmente, os cristãos afastados dos critérios e valores do evangelho, levando-os a se integrar as comunidades cristãs através da ótica da evangelização dos ambientes (familiar, profissional, social e geográfico). Esse objetivo é alcançado em três tempos: Pré – Cursilho, Cursilho e Pós Cursilho, através da inserção da evangelização dos ambientes em núcleos ambientais, grupos e pequenas comunidades.

Considerado o maior movimento de evangelização da Igreja Católica, o MCC apresenta aos seus membros cursilhistas a necessidade de partilha. “Nos reunimos para nos atualizarmos espiritualmente, socialmente e politicamente, através das ações alicerçadas pelo método ver, julgar, agir, avaliar e celebrar”, conclui Calegari.

Arquidiocese de Ribeirão Preto

No Brasil o MCC chegou em 1962 em São Paulo, sendo o primeiro Cursilho realizado em Valinhos (SP). Desde 1967 está presente na Arquidiocese de Ribeirão Preto e, desde então, foram realizados 466 cursilhos, destinados a homens, mulheres e jovens, com participação de aproximadamente de 21.000 cristãos católicos.

Revide On-line
Laura Scarpelini
Fotos: Arquivo

Compartilhar: