Assistência Social de Ribeirão Preto inaugura Central de Atendimento e Cadastramento Emergencial
O serviço funcionará como um “call center” para a solicitação de cestas básicas
Foi inaugurada, pela Secretaria Municipal de Assistência Social, no dia 1º de março, a Central de Atendimento e Cadastramento Emergencial em Ribeirão Preto (Cacem). O serviço funcionará como um “call center” para a solicitação de cestas básicas.
O serviço será feito por meio de 30 linhas de PABX e os atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo telefone (16) 3605-0030.
O Cacem foi criado com o intuito de otimizar e centralizar o atendimento aos munícipes e suas necessidades, pois antes, as solicitações estavam descentralizadas nos sete Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos núcleos de convivência.
“Nossa intenção é facilitar os acessos e reduzir o tempo de espera dessas famílias que aguardam as cestas básicas emergenciais nesse momento tão delicado que ainda estamos vivenciando. A Secretaria de Assistência Social está trabalhando incansavelmente em várias frentes de apoio à população em ações que não se limitam a distribuição das cestas emergenciais”, comenta Renata Corrêa, secretária de Assistência Social.
Critérios
Para a solicitação de cesta básica emergencial, a família deve obedecer alguns critérios pré-estabelecidos:
- Ser morador do município de Ribeirão Preto;
- Não ter recebido cesta básica nos últimos dois meses consecutivos;
- Grupo familiar com no mínimo três integrantes, sendo necessário que pelo menos um deles seja criança ou adolescente, pessoa idosa ou acamada;
- Família monoparental que tenha necessariamente uma criança ou adolescente;
- Desempregado, informal ou empregado com renda familiar igual ou inferior a R$ 275,00 por pessoa.
Foto: Fernando Gonzaga