Assistência Social de Ribeirão Preto prepara protocolo de dias frios para o final de semana prolongado

Assistência Social de Ribeirão Preto prepara protocolo de dias frios para o final de semana prolongado

Uma das medidas é a abertura do Centro POP durante os três dias com horário estendido até às 19h e equipe de abordagem 24h para a busca ativa das pessoas em situação de rua

Ribeirão Preto enfrentará uma frente fria no final de semana, com temperaturas previstas de até 7ºC, de acordo com o alerta emitido pela Defesa Civil. Com o objetivo de atender às necessidades das pessoas em situação de rua, a Secretaria de Assistência Social organizou uma força-tarefa para alcançar o maior número possível de indivíduos.

 

A primeira medida adotada consiste em conscientizar as pessoas em situação de rua sobre a importância de aceitar o acolhimento e os perigos de permanecerem nas ruas durante o frio intenso. A equipe do Serviço de Atendimento Especializado em Abordagem Social – SEAS estará disponível 24 horas por dia para realizar tanto a busca ativa quanto para responder às denúncias recebidas.

 

Excepcionalmente, o Centro POP estará aberto durante o final de semana e feriado a partir das 8h, nos dias 17, 18 e 19, com horário de funcionamento estendido até às 19h. Além disso, será oferecida uma refeição adicional no período vespertino: um caldo quente. No local, também serão promovidas rodas de conversa para conscientizar os usuários sobre a queda brusca de temperatura e os riscos de permanecerem nas ruas, especialmente sob o efeito de álcool e/ou outras drogas.

 

Para aqueles que desejarem pernoitar, será disponibilizado transporte entre o Centro POP e a Casa de Passagem. Durante as medidas emergenciais, todas as pessoas que buscarem acolhimento nas Casas de Passagem serão acolhidas e receberão um cobertor.

 

Para as pessoas em situação de rua que se recusarem a ir para os abrigos, serão oferecidos cobertores.

 

A Guarda Civil Metropolitana, Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Saúde já foram acionadas para que, caso haja demanda específica, as pessoas em situação de rua sejam encaminhadas corretamente.

 

A Secretaria de Assistência Social orienta toda a população a denunciar casos de pessoas em situação de rua através do Fale Assistência Social. Além de abrigá-las do frio, essa ação permite que elas acessem todos os serviços oferecidos pela SEMAS para promover uma real transformação e ressocialização.

 

 

FAS – Fale Assistência Social

Telefones: 161, 0800 77 30161, 3610 0687 (whatsapp)

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: