Associação Amigos do Arquivo Histórico ainda luta para ser ouvida pela Prefeitura de Ribeirão
A Secretaria diz que as tratativas estão em andamento, mas membros da associação dizem que ainda não foram ouvidos

Associação Amigos do Arquivo Histórico ainda luta para ser ouvida pela Prefeitura de Ribeirão

Uma audiência pública foi marcada na Câmara Municipal dos Vereadores para discutir o assunto

A Secretaria Municipal de Ribeirão Preto ainda não se pronunciou ou entrou em contato com a Associação Amigos do Arquivo Histórico de Ribeirão Preto para conversar sobre as demandas da Associação em relação a mudança de local do arquivo. A pasta diz que as tratativas estão em andamento, mas membros da associação dizem que ainda não foram ouvidos.

Segundo Marcelo Gouveia de Araújo, historiador e membro da Associação Amigos do Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto, a decisão da mudança de prédio não teve consulta ou parecer técnico por parte da administração. Conforme o historiador, um arquivo público não pode ser instalado em uma via arterial ou próxima de rios, mares ou áreas pantanosas. O local cotado pela Administração Pública seria na Avenida Francisco Junqueira, em frente ao córrego Retiro Saudoso.

A Secretaria da Cultura de Ribeirão Preto informou ao Portal Revide que as tratativas com os grupos contrários à mudança estão em andamento e que algumas reuniões já foram agendadas para isso. Porém, de acordo com Ulysses de Paiva, também membro da Associação, eles não foram procurados. "Ninguém da prefeitura entrou em contato com a gente", diz Paiva. A pasta não informou qual seria a data da reunião.

O que tem sido feito até agora, segundo Paiva, é que uma audiência pública na Câmara Municipal dos Vereadores foi marcada no próximo dia 25 para ser discutido um projeto alternativo, em que eles sugerem que o Arquivo seja transferido, junto com o Museu de Imagem e Som (MIS), para o Lar Santana, na Vila Tibério. "A audiência pública foi solicitada por nós e proposta pelo Alessandro Maraca e Marcos Papa", comenta.


Foto: Gustavo Ribeiro

Compartilhar: