Grupo protesta contra aumento da tarifa de ônibus no Centro de RP

Grupo protesta contra aumento da tarifa de ônibus no Centro de RP

Manifestantes marcaram próximo protesto para quarta-feira, em frente a Prefeitura

Um grupo de manifestantes realizou uma passeata pelas ruas do Centro de Ribeirão Preto na noite desta sexta-feira, 24. Eles reivindicam a revogação do aumento da tarifa do transporte público do município, que entrou em vigor no último domingo, 19, cujo valor passou de R$ 3,00 para R$ 3,40.

Cerca de 50 manifestantes se concentraram em frente a Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto, na Praça das Bandeiras. A caminhada foi em direção ao novo terminal de ônibus Dra. Evangelina de Carvalho Passig, na avenida Jerônimo Gonçalves.

A maioria das pessoas no protesto era formada por jovens e integrantes do Movimento Juntos. A Polícia Militar (PM) acompanhou a manifestação, fechou e sinalizou o trânsito por alguns minutos nas ruas Florêncio de Abreu, Américo Brasiliense, Visconde Inhaúma, e Tibiriça, além das duas mãos da avenida Jerônimo Gonçalves.

Durante o protesto, que durou cerca de uma hora, os manifestantes convidaram as pessoas que esperavam ônibus na região. Em cada ponto eles paravam pedindo para que mais gente se juntasse ao movimento, e explicavam que essa é uma luta de todos que utilizam o transporte público na cidade.

“A gente entende que esse aumento é uma injustiça, porque quem trabalhou e está cansado não pode trabalhar para engordar o bolso dos empresários e da prefeita, e é por isso que a gente pede apoio nessa luta contra esse aumento, e o apoio na divulgação e na participação da próxima manifestação”, disseram os manifestantes nos pontos, prometendo que se a tarifa não baixar a "cidade vai parar”.

Embora a adesão à caminhada de quem estava nas paradas de ônibus não tivesse sido grande, aplausos e gritos de aprovação foram ouvidos. Em um ponto, bem ao lado de Batalhão da PM na rua Florêncio de Abreu uma mulher que voltava do trabalho gritou que “quem manda aqui somos nós”, e que mesmo que não participasse da caminhada nesta sexta, iria para linha de frente em uma futura manifestação.

Próximo protesto

Na próxima quarta-feira, 29, foi marcado outro protesto, desta vez na esplanada do Theatro Pedro II, às 10hm e deverão sair caminhando até a prefeitura. Os manifestantes e integrantes do Movimento Juntos afirmam que realizarão panfletagem em frente às escolas do Centro da cidade, para tentar levar os estudantes para o ato.

Revide Online
Leonardo Santos (colaborador)
Fotos: Guto SIlveira

Compartilhar: