Avenida Nove de Julho terá um dia sem carros no mês de setembro
Como ocorre na Avenida Paulista, em São Paulo, evento contará com apresentações culturais

Avenida Nove de Julho terá um dia sem carros no mês de setembro

Ação de conscientização de mobilidade urbana pretende trazer pedestres para a via; Transerp estuda proposta

Um trecho da Avenida Nove de Julho deverá ser "fechado" para os automóveis e "aberto" para os pedestres no dia 22 de setembro. A ação é em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, celebrado na mesma data. Prefeitura diz que a proposta está em estudo. 

Nogueira durante reunião sobre a proposta de fechamento de trecho da Nove de Julho

O evento fechará a Semana de Mobilidade Urbana na cidade, que terá início no dia 16 de setembro. O fechamento da via contará com atividades culturais diversas, como ocorre aos domingos na Avenida Paulista, em São Paulo.

O autor da lei municipal que incluiu a Semana da Mobilidade Urbana no calendário oficial de eventos de Ribeirão Preto, o vereador Marcos Papa (Rede), intermediou uma reunião, na última sexta-feira, entre representantes de coletivos e o prefeito Duarte Nogueira.

Participaram da reunião, Débora Cavalcante, representando o coletivo O Centro é Legal, Carla Roxo, do Fórum das Inovações Urbanas, Luciana Freitas, do Mobicicleta, e Matheus Guariz, representando a sociedade civil.

“Ribeirão Preto precisa de mais locais de convívio, lazer e cultura. Nossas vias são dominadas pela utilização de veículos automotores e muito pouco tem sido feito para promover a mobilidade ativa", declarou Papa.

Segundo a assessoria do vereador, durante a reunião, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) concordou com o apoio ao evento e elencou obras e propostas de seu mandato nas áreas de mobilidade urbana. Por meio de nota oficial, a Prefeitura de Ribeirão Preto informou que a Transerp ainda estuda a proposta.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: