Banco de Sangue de Ribeirão Preto precisa de doadores com urgência

Banco de Sangue de Ribeirão Preto precisa de doadores com urgência

O estoque da instituição encontra-se em estado crítico; bolsas do tipo O negativo são as mais necessitadas

O Banco de Sangue de Ribeirão Preto está com o estoque abaixo do ideal e necessita, urgentemente, da colaboração da população. Segundo a instituição, com o período de férias escolares e as festas de final de ano chegando, as pessoas se esquecem de doar. Por isso, o estado do banco é crítico. Alguns tipos de sangue, como é o caso do O negativo, pedem ainda mais atenção.

Para manter os estoques em uma situação confortável, são necessárias 50 doações diárias. "Neste momento de baixa, precisamos aumentar nosso fluxo de doações em 30%. Acreditamos que o espírito natalino vai tocar o coração das pessoas. Quer presente melhor do que esse? ", diz a líder de captação do Banco de Sangue, Eli Mendes.

Eli também ressalta a importância e a necessidade de doadores, pois há pacientes que precisam de transfusão sanguínea diariamente. "Precisamos da ajuda da população para reverter este quadro e não faltar sangue para os que recebem transfusão sanguínea diariamente. Pedimos que as pessoas se sensibilizem e nos ajudem a manter os estoques em dia", diz Eli.

Os interessados em doar não precisam agendar horário, basta comparecer à unidade na Rua Quintino Bocaiúva, 895, no bairro Vila Seixas. O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sábado (exceto feriados). Porém, nos dias 24 e 31 de dezembro, os atendimentos ocorrerão das 7h às 12h. Há estacionamento gratuito para doadores na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Vicente de Carvalho.

Mais informações pelo telefone (16) 3610-1515.

Como doar?

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos – menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável legal.

O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem, ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.


Foto: Pixabay

Compartilhar: