Biblioteca Sinhá Junqueira é premiada por promover cultura e diversidade em Ribeirão Preto

Biblioteca Sinhá Junqueira é premiada por promover cultura e diversidade em Ribeirão Preto

Espaço foi reconhecido com o Prêmio Governador do Estado de São Paulo pela programação “Vozes Femininas”

A Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ), em Ribeirão Preto, conquistou o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, na categoria Museus e Centros Culturais, com a programação “Vozes Femininas”, realizada em março deste ano. A premiação é promovida pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado e reconhece iniciativas culturais que promovem impacto social em diferentes regiões paulistas.

 

Durante o mês de março de 2024, a BSJ organizou 40 atividades com foco na equidade de gênero e na valorização da presença feminina nas artes, na literatura e nos espaços de debate público. A programação incluiu rodas de conversa, oficinas, apresentações de artistas da região e a participação especial da escritora paulistana Noemi Jaffe.

 

“É uma honra a BSJ ser reconhecida como um dos principais espaços que promovem arte, cultura e literatura no Estado de São Paulo”, destaca Ciro Monteiro, coordenador geral da biblioteca. Para ele, o projeto reforça o poder transformador da arte: “Em um país que comete violência contra a mulher a cada minuto, é importante o dispositivo falar: ‘há outras formas de existir’”.

 

A cerimônia de premiação ocorreu na terça-feira, 24 de junho, e contou com representantes da Secretaria da Cultura e de instituições culturais de diversas cidades paulistas. O evento também celebrou os 60 anos da Jovem Guarda, com homenagens a ícones da música brasileira como Roberto Carlos, Wanderléa e Ronnie Von.

 

O reconhecimento reforça o papel da Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira – mantenedora da BSJ – na promoção da cultura como ferramenta de transformação social e fortalecimento de vínculos comunitários.


Foto: divulgação

Compartilhar: