Bolsa Atleta em Ribeirão Preto está três meses atrasado
Bolsa Atleta em Ribeirão Preto está três meses atrasado

Bolsa Atleta em Ribeirão Preto está três meses atrasado

Atletas temem que a falta de pagamento chegue ao quarto mês, e vão à Prefeitura reclamar

Atletas que representam Ribeirão Preto em competições regionais e nacionais realizaram uma manifestação na porta do Palácio do Rio Branco na manhã desta quinta-feira, 25, com o objetivo de conversar com a prefeita Dárcy Vera (PSD) e com o secretário de Esportes do município, Layr Luchesi Júnior, em razão de atrasos nos pagamentos do Bolsa Atleta.

De acordo com eles, os pagamentos deixaram de ser feitos há três meses, e eles temem que chegue ao quarto, caso vire o mês, já que o benefício é depositado no fim do mês. Ao todo, 120 atletas recebem o auxílio, e que de acordo com a prefeitura, tem um custo de R$ 100 mil por mês.

Jogador de handebol da equipe de Ribeirão Preto, Thiago Ribeiro diz que, embora eles não vivam exclusivamente da bolsa, alguns atletas contam com esse dinheiro para ajudar no sustento de casa. “Nós vimos que as Olimpíadas só serviu para mascarar a estrutura ruim do nosso esporte. Ao longo do ano, tivemos que realizar ações até para nos bancam para ir as competições”, lamentou Thiago, que completou:

“Sabíamos que íamos passar por uma situação dessa novamente, ainda mais em ano de eleição”, lembrou o jogador, já que em 2015, também houve atrasos no pagamento do auxílio, e na ocasião, em que a prefeitura também foi procurada por eles, aconteceu um acordo.

“É um dinheiro que não é nada para eles [a prefeitura]. São 120 atletas, em uma cidade de 600 mil habitantes. Tem gente aqui que é campeão Brasileiro, que frequenta a seleção”, disse Thiago Nardin, ciclista da equipe do município.

A prefeitura confirma que os pagamentos estão atrasados, e alega que isso ocorreu em razão da diminuição da arrecadação municipal neste ano. O secretário de Esportes de Ribeirão, Layr Luchesi disse que será feita uma proposta para os atletas para acertar os pagamentos.

“O Bolsa Atleta é um incentivo para a prática esportiva, para a compra de equipamentos. Não pode ser o único dividendo deles. Mas precisamos achar uma saída para resolver isso”, disse Luchesi, que também disse que os pagamentos serão realizados para os competidores que se qualificaram para os Jogos Abertos do Interior, que acontece em setembro, em São Bernardo do Campo.

Aqueles que não se qualificaram deixam de receber a bolsa. “É uma meritocracia, e pagamos para aqueles atletas que atingiram a meta, que é representar a cidade nestas competições”, completou o secretário, que espera que com a medida, sejam economizados pelo menos 50% do auxílio original.


Foto: Leonardo Santos

Compartilhar: