Bombeiros enfrentam tarde com vários focos de incêndio em Ribeirão Preto

Bombeiros enfrentam tarde com vários focos de incêndio em Ribeirão Preto

Fogo atinge mata ao lado do Parque Curupira; agentes ainda combatem mais dois focos na Zona Rural

O 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros enfrenta uma tarde movimentada em Ribeirão Preto. Ao menos três focos de incêndio foram combatidos pelos agentes nesta quarta-feira, 2.

Por volta das 15h, foram atendidos chamados de incêndio na Avenida Maria de Jesus Condeixa, em uma mata que fica ao lado do Parque Luiz Roberto Jábali (Curupira). Além de duas ocorrências na Zona Rural, uma na Fazenda da Barra e outra na Fazenda Estadual de Jataí, próximo ao município de Luís Antônio.

Este não é o primeiro incêndio que a mata ao lado do Parque registra nos últimos dias. No domingo, os bombeiros levaram cerca de quatro horas para conter as chamas.

Aumento de queimadas

Somente na primeira quinzena do mês de agosto, foram registradas 71 queimadas em Ribeirão Preto. Uma média de 3,9 focos de incêndio em vegetação por dia.

"Devido às características deste tipo de incêndio e às grandes extensões de dano causadas, faltam subsídios para determinar com clareza a causa, entretanto, é possível verificar que quase a totalidade das ocorrências são causadas por ação humana, seja ela criminosa ou não. A cultura de utilização do fogo como forma de limpeza de áreas de vegetação é muito comum, sendo que por diversas vezes este tipo de ação foge do controle atingindo áreas maiores do que as inicialmente pretendidas", declarou o capitão Gustavo Henrique Rissato da Silva.

O capitão Rissato recomenda que os proprietários de terrenos urbanos mantenham as áreas roçadas e limpas, não utilizando de forma alguma o fogo como ferramenta para essa limpeza."De forma geral orientamos à toda população para que não se utilize do fogo como meio de roçada ou limpeza de terrenos e áreas de vegetação cultivadas ou não, tais atitudes trazem graves impactos ao meio ambiente, ao patrimônio e principalmente riscos à saúde e a vida das pessoas", ressaltou.

Leia mais:

Inmet alerta para baixa umidade do ar nesta quarta-feira, 2, em Ribeirão Preto
 


Foto: Reprodução Redes Sociais

Compartilhar: