Bosque Fábio Barreto promove vacinação para prevenir febre amarela

Bosque Fábio Barreto promove vacinação para prevenir febre amarela

Imunização foi realizada em duas espécies de bugios

A equipe técnica do Bosque e Zoológico Dr. Fábio Barreto realizou na terça-feira, 12, a vacinação contra o vírus da febre amarela em nove animais. Os animais imunizados foram os Bugios preto e ruivo (Alouatta caraya e Alouatta guariba clamitans), respectivamente.

 

A ação, que foi coordenada pelo médico veterinário, Márcio J. L. Siconelli, faz parte de um projeto em parceria com a FMRP/USP, sob coordenação do Prof. Dr. Benedito A. L. da Fonseca, em que o ZooRP busca, com a vacinação, dar maior segurança aos animais que serão mantidos em cativeiro e, também, para aqueles que fazem parte de um programa de reintrodução na natureza.

 

Outras instituições como o Instituto Raquel Machado e Associação Mata Ciliar também participam. De acordo com Siconelli, após os animais serem anestesiados foi realizada a colheita de sangue de cada indivíduo para a avaliação do estado geral, e em seguida a vacinação.

 

“Demos mais um passo rumo à conservação do gênero Alouatta aqui no BosqueZoo de Ribeirão Preto, mais uma etapa do projeto de vacinação contra o vírus da febre amarela nesses animais, dessa forma poderão ser reintroduzidos em seu habitat de forma segura. Agora eles serão acompanhados ao longo de um ano para a verificação do seu "status" vacinal”, explica Siconelli.


Foto: Divulgação Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: