Bosque Zoológico de Ribeirão Preto comemora o nascimento de seis animais

Bosque Zoológico de Ribeirão Preto comemora o nascimento de seis animais

São três cachorros-do-mato, uma lhama e duas minicabras recém-nascidas

Antes mesmo do início da Primavera, conhecida como estação das flores e nascimento de filhotes, o Bosque Zoológico Municipal Dr. Fábio Barreto, ligado à Secretaria do Meio Ambiente, comemora o nascimento de seis animais: três cachorros-do-mato, uma lhama e duas minicabras.

 

De acordo com médico veterinário do Bosque, Márcio J. L. Siconelli, o setor de Zootecnia e Nutrição acompanha esses animais desde o período gestacional, principalmente no terço final da gestação, e no início do período de lactação, para que haja a reposição das reservas corporais perdidas nesses períodos. “Após o parto, os desafios nutricionais para as fêmeas lactantes continuam, uma vez que a demanda por nutrientes é proporcionalmente maior que o consumo”, explica.

Ao nascerem, os filhotes de lhamas e cabras são monogástricos, com o estômago apresentando características diferentes do ruminante adulto, não sendo capazes de utilizar alimentos sólidos, com reflexo para mamar e com todas as condições fisiológicas e bioquímicas para utilização do leite. Sob condições normais de alimentação e manejo, em 60 a 90 dias os filhotes tornam-se ruminantes (poligástricos), com habilidades para sobreviver com alimentos volumosos e concentrados.

 

“As necessidades energéticas da fêmea de cachorro-do-mato aumentam no período de gestação, assim acompanhamos a evolução do seu peso para evitar o sobrepeso”, ressalta o veterinário.

Todos os animais que se encontram no zoológico são trazidos pela Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, munícipes, nasceram em ambiente controlado (cativeiro) ou foram transferidos de outras instituições de proteção da vida silvestre.

 

 Com a criação do Programa “Uma Nova Chance” o Zoológico recebeu, em 2021, mais de 1,5 mil animais vitimados por queimadas, atropelamentos, acidentados na natureza ou ainda vítimas de tráfico.

 

O chefe de Divisão de Unidades de Conservação, Alexandre Felcar, ressalta o quanto é gratificante o trabalho realizado pela equipe. “Os animais que recebemos pelo Programa são atendidos, recebem cuidados médicos, são nutridos e reabilitados, quando possível, para reinserção em seu habitat. Os que não têm mais condições de voltar para a natureza se tornam nossos ilustres hóspedes com tratamento cinco estrelas. Esse trabalho é parte do comprometimento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente com as boas práticas de Gestão Ambiental”.

 

Serviço

Bosque Zoológico Municipal Dr. Fábio Barreto

Visitação: de quarta-feira a domingo, das 9h às 16h30

Endereço: rua Liberdade s/nº, Campos Elíseos

Telefone: (16) 3636-2283

 


Fotos: Prefeitura/CCS

Compartilhar: