Bosque Zoológico Fábio Barreto recebeu mais de 250 mil visitantes em 2022
Veja os horários de funcionamento

Bosque Zoológico Fábio Barreto recebeu mais de 250 mil visitantes em 2022

Animais do bosque chegaram por meio do Programa “Uma Nova Chance”

Considerado um dos mais importantes pontos de lazer e cultura gratuitos na cidade de Ribeirão Preto, o Bosque Zoológico Fábio Barreto recebeu mais de 250 mil visitantes em 2022. Baseado na visão e alinhado com as melhores práticas de gestão ambiental, o local recebeu diversas melhorias.

 

Entre as ações estão o reparo e construção de galerias pluviais e de esgoto, a realização do serviço de Tapa- Buraco em todo o asfalto e intensificação dos trabalhos de zeladoria - limpeza, roçadas, aceiros, recolhimento de inservíveis e massa verde, manutenção de banheiros, torneiras dos bebedouros centrais, entre outros.

 

De acordo com o chefe de Divisão de Unidades de Conservação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Alexandre Felcar, foram realizadas melhorias também na infraestrutura (encanamento de esgoto e água) dos recintos da passarela central. “Não poupamos esforços para manter o Bosque um local agradável e seguro tanto para os visitantes quanto para os animais. Reformamos os tanques dos recintos, eliminando o mal cheiro que era marcante daquela área”, ressaltou Felcar.

 

Buscando maior segurança, foi realizada a reconstrução do muro no trecho da rua Tamandaré e no trecho da av. Capitão Salomão, a reconstrução do alambrado da Via São Bento e do perímetro com a APA, além de reparos no calçamento entorno do Bosque. “Atualizamos e modernizamos os EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) para combate a incêndio a ser utilizada pelos brigadistas civis”, completou Felcar.

 

O Bosque e Zoológico Fábio Barreto conta com um espaço de área verde de 250.880 m², onde vivem mais de 700 animais de 180 espécies, entre aves, peixes, mamíferos, répteis e anfíbios. O espaço concentra uma reserva de Mata Atlântica, com árvores centenárias, como perobas, jequitibás, ipês e jatobás.

  

O Zoo também abriga animais ameaçados de extinção, como arara-azul, ararajuba, suçuarana, lobo-guará, mutum-do-sudeste, urubu-rei, anta, tamanduá-bandeira, jaboti-tinga e tracajá.

 

Nutrição/Zootecnia

O Setor de Zootecnia (Nutrição) do Bosque Zoológico Fábio Barreto evoluiu para um sistema de “Nutrição de Precisão”, com a finalidade de oferecer os macros e micronutrientes necessários para melhorar a saúde e bem-estar dos animais. “Oferecer uma alimentação balanceada com os nutrientes requeridos por cada espécie em função de sua idade, condição clínica e fase reprodutiva, se tornou um pilar para o Programa Uma Nova Chance, bem como para ao bem-estar dos animais que permanecem no Bosque Zoológico”, explicou zootecnista do bosque, Alexandre Gouvêa.

 

 

Medicina Veterinária - Programa “Uma Nova Chance” 

O Bosque sempre desenvolveu um importante papel para os cuidados, tratamento e reabilitação de animais silvestres. Por meio do Programa “Uma Nova Chance”, o Bosque Zoológico recebe de munícipes, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Ibama, SMA (Secretarias de Meio Ambiente) e outras instituições, animais silvestres vítimas de maus tratos, atropelamentos, queimadas, apreensões, entre outras causas.

 

“O Programa recebeu, 1.660 animais das mais variadas espécies, como Primatas (saguis, bugios, macacos-prego), Gambás, Cachorros-do-mato, Raposas, Lobos-guará, Onças-pardas, Jaguatiricas, Tamanduás, Jiboias, Cágados, Jabutis, Lagartos e inúmeras espécies de aves como Gaviões, Corujas, Maritacas, Periquitos, Papagaios e alguns invertebrados e anfíbios ocasionalmente”, informou o médico veterinário do Bosque, Márcio J. L. Siconelli.

 

 

Serviço
Horário: de quarta a sexta-feira, das 9h às 16h30
Endereço: rua Liberdade s/nº, Campos Elíseos
Telefone: (16) 3636-228

 

 

 

 

 

 


Foto: Guilherme Sircili

Compartilhar: