Boulevard do Leite Lopes será entregue até o final de 2024

Boulevard do Leite Lopes será entregue até o final de 2024

Rede Voa também afirma ter resgatado a homologação que autoriza voos internacionais de carga junto à ANAC

Em uma reunião realizada no Centro Administrativo da Prefeitura de Ribeirão Preto, o CEO da Rede Voa, Marcel Moure, informou ao prefeito Duarte Nogueira que a segunda fase do projeto de modernização e ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Leite Lopes será concluída até o final deste ano. Outra notícia foi de que a homologação, junto a ANAC que autoriza voos internacionais de cargas, também foi resgatada pela Rede Voa.
 

"Nesse aspecto, até 2025 estaremos adequando o terminal de cargas para permitir o manuseio de cargas de importação e exportação. Simultaneamente, iniciamos o trabalho em conjunto com os órgãos institucionais (Polícia Federal, Receita Federal, Vigilância Sanitária) para facilitar a emissão de autorizações para voos internacionais, tanto com aeronaves executivas quanto de passageiros", explicou Moure. Segundo o CEO da Rede Voa, estão previstos até o final de 2025 dois voos internacionais, conforme a demanda. Após a conclusão da terceira fase de expansão do Aeroporto Leite Lopes, onde as áreas de embarque e desembarque nacional/internacional serão segregadas, será viável a operação de voos internacionais de passageiros, conforme mencionado por ele.

 

2ª fase de expansão

Nesta fase, um investimento de cerca de R$ 5,5 milhões será direcionado para a adequação do sistema viário, construção e integração do Boulevard ao terminal de passageiros, além da expansão da área de desembarque de passageiros. De acordo com o projeto apresentado, o Boulevard abrangerá 819 metros quadrados de área comercial e uma área de pré-embarque de 688,54 metros quadrados. Além disso, a área de acesso dos passageiros ao pátio das aeronaves será coberta e climatizada.

 

A primeira fase do projeto, concluída em dezembro de 2002 com um investimento de R$ 4 milhões, trouxe diversas melhorias significativas ao terminal de passageiros, incluindo a ampliação da área de embarque para comportar até 400 passageiros sentados, a implantação de catracas eletrônicas, a entrega de novas salas comerciais, o retrofit total dos sanitários, a instalação de novos equipamentos de ar-condicionado, a atualização dos sistemas elétricos e a manutenção dos sistemas visuais do aeroporto.

 

A segunda fase, agora em andamento, visa a construção de um boulevard integrado ao terminal de passageiros, com um projeto sustentável e uma proposta ousada de arquitetura e paisagismo. Além disso, inclui a adequação do sistema viário e a ampliação da área de desembarque.

 

Para a terceira e última fase de ampliação do terminal, as melhorias visam tornar o espaço mais moderno, melhorar a experiência dos usuários e aumentar a capacidade para novos voos.


O Aeroporto Leite Lopes, inaugurado em 1939, atualmente opera voos da aviação geral (executiva) e voos regulares de empresas aéreas como Latam, Gol, Voepass (Passaredo) e Azul. Com capacidade para 8 Airbus A320, 8 B 737/800 ou 13 ATR 72, o Leite Lopes é o maior aeroporto do nordeste paulista, atendendo principalmente a Região Metropolitana de Ribeirão Preto e expandindo sua abrangência para outros estados, como a região sul de Minas Gerais.

 

Além das melhorias no terminal, a Prefeitura realizou diversas melhorias no entorno do Leite Lopes, incluindo a entrega do corredor de ônibus Norte-Sul, a construção de viadutos nas avenidas Brasil e Mogiana, a pavimentação de novas vias, a implantação de ciclovias e a construção do ecoponto na rua Guará, ao lado do aeroporto, proporcionando uma infraestrutura mais completa e integrada para os usuários e moradores da região.

 

 


Foto: Fernando Gonzaga

Compartilhar: