Brodowski ganha cidade-irmã na Itália, terra natal do pai de Candido Portinari

Brodowski ganha cidade-irmã na Itália, terra natal do pai de Candido Portinari

Municípios brasileiro e italiano estreitam e unem os laços culturais da família do artista; cerimônia para celebrar o pacto ocorrerá no próximo domingo, 27

Brodowski, município da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, realizará cerimônia para oficializar o acordo de cidades-irmãs junto ao município italiano de Chiampo, que é a terra natal de Batista Portinari, pai de Candido Portinari. O evento será realizado neste próximo domingo, 27 de outubro, às 10h, no Museu Casa de Portinari.

Durante a cerimônia de assinatura, haverá programação especial, que contará com apresentações artísticas, feira de artesanato, edição extra do Domingo com Arte e, ainda, o lançamento do livro “Poemas de Portinari”, recentemente publicado.

A comitiva será liderada pelo prefeito de Chiampo, Matteo Macilotti, e contará com a presença de diversas autoridades estrangeiras e de João Candido Portinari, filho do artista brodowskiano. Dentre as atividades da programação estão visitas ao museu, à igreja matriz de Batatais, ao seminário de Brodowski e à Fazenda Santa Rosa, onde nasceu o pintor, com degustação do café produzido no local, esta ação será na segunda-feira, 28.

Cidades-irmãs

O ‘Patto di Gemellaggio’ ou pacto de cidades-irmãs tem o objetivo de aumentar o intercâmbio entre localidades que têm pontos em comum. Por meio do incremento de tais afinidades, surgem oportunidades de negócios, enriquecimento cultural e proximidade entre os municípios. Neste caso, Chiampo e Brodowski estão unidas por meio da família Portinari que nasceu na Itália e se multiplicou no Brasil, tendo como fruto um ilustre membro: Candido Portinari.

Assim, dentre os objetivos está criar relações e mecanismos, principalmente em nível cultural, por meio de cooperações diversas sobre a vida e a obra do artista, bem como celebrar seu amor à terra natal, Brodowski, presentes nas suas pinturas e versos.

Esses convênios de irmandade representam base formal e legal para o estabelecimento de eventuais acordos de cooperação técnica, programas de intercâmbio e desenvolvimento econômico, e atendimento à comunidade oriunda do país ou região da cidade-irmã.


Foto: Divulgação

Compartilhar: