Cães e gatos esperam por um lar no Evento de Adoção neste sábado, 28
Todos os animais colocados para adoção estão vacinados e vermifugados

Cães e gatos esperam por um lar no Evento de Adoção neste sábado, 28

Divisão de Bem-Estar Animal conscientiza sobre a importância da adoção responsável

Mais de 100 cachorros e gatos esperam por uma nova família no evento de adoção que acontece neste sábado, dia 28, das 9 às 14h. O evento é organizado pela DBEA - Divisão de Bem-Estar Animal, ligada a Secretaria de Meio Ambiente. Todos os animais estão vacinados e vermifugados. Já os animais adultos também estão castrados e microchipados.

 

Com o aumento de adoções no país, é importante que os interessados em adotar um animal entendam sobre a guarda planejada. O chefe da Divisão de Bem-Estar Animal (DBEA), Guilherme Caniceiro, ressalta alguns pontos necessários para uma adoção responsável.

 

“Adotar um animal de estimação não é uma decisão que deva ser tomada de ânimo leve. Quando escolhemos trazer um cão ou gato para nossas vidas, estamos assumindo uma responsabilidade que vai além do amor e carinho que podemos oferecer. Estamos comprometidos a cuidar, alimentar, proteger e amar esses seres indefesos durante toda a sua vida”, explica.

 

“A adoção responsável começa com a compreensão de que animais de estimação não são descartáveis. Eles não são brinquedos que podemos abandonar quando a novidade passa. Ao adotar um animal, estamos fazendo um compromisso de longo prazo. Isso significa que precisamos considerar nossa capacidade financeira, disponibilidade de tempo e espaço em nossa casa. Precisamos estar prontos para fornecer cuidados veterinários, alimentação de qualidade, exercício, treinamento e atenção constante. Além disso, adotar um animal de um abrigo ou centro de resgate é uma maneira de dar uma segunda chance a um ser que já passou por dificuldades”, diz Guilherme.

 

Outro aspecto importante da adoção responsável é entender as necessidades específicas desses animais de estimação, seja sua raça, tamanho, temperamento ou histórico.

 

“Como guardiões responsáveis, temos a obrigação de retribuir esse amor com responsabilidade, cuidado e compromisso. Um animal de estimação não é apenas uma adição à nossa família, mas um membro que merece todo o nosso respeito e atenção. Portanto, façamos da adoção responsável uma prioridade. Vamos cuidar de nossos amigos peludos com amor, dignidade e empatia, e assim, estaremos construindo um mundo onde todos os animais tenham a chance de viver uma vida feliz e saudável.

 

No momento da adoção os interessados passam por uma entrevista para avaliar as condições de guarda do cachorro ou gato e assinam um termo de responsabilidade sobre o animal. À medida que contribui para que os tutores estejam cientes sobre suas responsabilidades.

 

O que é necessário? - Para adotar um animal, é necessário a apresentação de documento com foto e comprovante de residência. Também é orientado aos adotantes levarem guias, para quem tem interesse por um cãozinho, e caixa de transporte, para quem quer aumentar a família com um gatinho. Para mais informações, o telefone da DBEA é (16) 3628-2778.

 

Serviço

Feira de Adoção

Data: Sábado, 28 de outubro

Hora: 9 às 14h

Local: Divisão de Bem-Estar Animal

Endereço: avenida Eduardo Andrea Matarazzo (Via Norte), nº4255

 


Guilherme Sircili

Compartilhar: