Câmara dá início a CPI que irá investigar morte de estudante em escola de Ribeirão Preto
Casa já encaminhou ofícios para primeiros depoimentos

Câmara dá início a CPI que irá investigar morte de estudante em escola de Ribeirão Preto

Morte do aluno foi registrada dentro de uma unidade de ensino municipal da Vila Virginia

A Câmara dos Vereadores de Ribeirão Preto deu início à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá apurar a morte do estudante Lucas da Costa Souza, registrada no dia 30 de novembro, dentro de uma escola municipal. 

A Comissão é formada pelos vereadores Isaac Antunes (PR), presidente da CPI, Gláucia Berenice (PSDB), relatora, Orlando Pesoti (PDT), Mauricio Vila Abranches (PTB) e João Batista (Progressistas). 

A princípio, a Câmara irá encaminhar um ofício à Polícia Militar solicitando o contato do eletricista que realizou a perícia no local da morte do garoto. De acordo com o Boletim de Ocorrência, o eletricista detectou a presença de fios desencapados próximos à grade que Lucas havia escalado antes de morrer.

Também serão ouvidos responsáveis pela Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto e a diretora da Escola Eduardo Romualdo de Souza. Será questionado se houve comunicação prévia dos problemas estruturais da escola para a administração.

O caso

Segundo registros policiais, Lucas e outros alunos se preparavam para ir embora quando, segundo imagens da câmeras de segurança, o menino escalou a grade.

Logo em seguida, o estudante foi encontrado caído, já sem sinais de vida. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e o procedimento de reanimação cardiopulmonar foi realizado por, aproximadamente, 50 minutos, mas sem sucesso. 

Os peritos solicitaram a vistoria de um eletricista, que apurou que, na parte superior da laje, próximo à grade, foram encontrados fios desencapados de 220 volts.

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Educação, esclareceu que, imediatamente, acionou o Samu após o aluno ter caído ao subir em um portão de dois metros de altura. Já a Secretaria Municipal de Saúde alegou que, ao chegar na escola, cinco minutos após o chamado, a equipe de emergência encontrou a vítima em parada cardíaca.

Leia mais:
RP: parte de verba destinada a reparo em escola onde aluno morreu pagou contador
Adolescente de 13 anos morre dentro de escola municipal de Ribeirão Preto
Morte de adolescente dentro de escola municipal é investigada como suspeita

Só 7 das 109 escolas municipais de Ribeirão Preto têm alvará do Corpo de Bombeiros

 

Sob supervisão de Marina Aranha.


Foto: Roberto Galhardo

Compartilhar: