Caminhada do Calvário promete emocionar os fiéis nesta sexta-feira, 29

Caminhada do Calvário promete emocionar os fiéis nesta sexta-feira, 29

Teatro de Arena será palco da 39ª edição da encenação da Paixão de Cristo

Milhares de fiéis aguardam por um dos eventos religiosos mais tradicionais de Ribeirão Preto, a 39ª Caminhada do Calvário – A Encenação da Paixão de Cristo, marcado para esta sexta-feira, 29, às 18h, no Teatro de Arena, Morro do São Bento. A entrada é gratuita.

 

A encenação do Calvário, que retrata as últimas horas de Jesus Cristo antes da crucificação, tem produção cênica e teatral dos grupos Divino Ato e Porão, com figurino e curadoria realizados pela Carminha Rezende.

 

A 39ª da Caminhada do Calvário – A Encenação da Paixão de Cristo terá a participação de cerca de 60 pessoas, entre atores, voluntários, produção, acessibilidade em libras e participação especial do Coral Art Musique Vocal.

 

O público poderá colaborar com a campanha de arrecadação de livros infantis e gibis para os projetos de incentivo à leitura.

 

O secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão, destaca que a Caminhada do Calvário desperta uma importante reflexão sobre a ‘Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. “A brilhante encenação dos nossos artistas garante ao público uma experiência imersiva e emocionante. É um verdadeiro misto de tradição e fé que marca um dos maiores eventos culturais religiosos da cidade”.

 

Ensaios 

O primeiro passo para a construção da encenação, foi criar um texto que somasse todas as versões anteriores das caminhadas, com o desafio de contar uma história que mantivesse a tradição da Caminhada do Calvário. Após as pesquisas realizadas pelos grupos de teatros, que serviram de base para a história ser o mais fiel possível à Bíblia, chegou ao texto final com as cenas essenciais para a história da Paixão de Cristo.

 

Começou então o intenso cronograma de ensaios. Foram 6 em um período de cerca de 15 dias, com o primeiro ensaio, chamado de “trabalho de mesa”, que consiste em reunir todo o elenco e direção em roda, para ler o roteiro, tirar dúvidas sobre os personagens e iniciar uma ideia de construção para cada uma delas. Nesse momento, todo o elenco se muniu de pesquisas e da opinião dos curadores, para construir o espetáculo embasados na fé cristã.

 

Os primeiros ensaios começaram com os atores que interpretam papéis de mais destaque e que possuem falas, pois eles precisam de mais ensaios para entender as dinâmicas da apresentação. Após os primeiros ensaios, o elenco de voluntários, um time formado por fiéis que contam essa história há anos na cidade, foi integrado, formando o grupo final que se apresentará no Teatro de Arena.

 

Patrimônio Imaterial

A Caminhada do Calvário tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Ribeirão Preto, pelo Decreto de Lei nº 12.924, em dezembro de 2012. Do latim, Via Crucis é o Caminho da Cruz, o trajeto seguido por Jesus Cristo, do momento em que é condenado à morte até o sepultamento.

 

Um costume que teve origem no século XI, onde os cristãos que percorriam os lugares sagrados em Jerusalém veneravam os pontos mais expressivos da Paixão de Cristo. Tal tradição veio para o Ocidente por intermédio de seus conquistadores e até hoje permanece, representando uma peregrinação da Via Dolorosa em Jerusalém.

 

A representação desta manifestação religiosa em Ribeirão Preto surgiu de uma promessa que o fotógrafo e ator Rubens Guerra, falecido em 2017, aos 52 anos, fez pela saúde de sua mãe e tornou-se uma tradição na cidade, reunindo milhares de pessoas.

 

Serviço

39ª Caminhada do Calvário – A Encenação da Paixão de Cristo

Data: 29 de março (sexta-feira)

Horário: a partir das 18h

Entrada: gratuito

Local: Teatro de Arena

Endereço: Praça Alto do São Bento, S/N


Foto: Divulgação/Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: