Campanha “Civilidade nas Ruas” lança ação para coleta de seis toneladas de isopor em Ribeirão

Campanha “Civilidade nas Ruas” lança ação para coleta de seis toneladas de isopor em Ribeirão

Material recolhido será enviado a uma indústria de Santa Catarina para reciclagem

A campanha “Civilidade nas Ruas”, que é promovida pela Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP), em parceria com o Grupo Ciclos quer coletar seis toneladas de EPS, que muitos conhecem pelo nome da marca registrada Isopor, que são descartados em Ribeirão Preto. O objetivo é dar uma destinação sustentável para o material, que é reciclável e composto por 2% a 5% de plástico e o restante é ar.

As primeiras toneladas do material já foram enviadas para processamento em Santa Catarina, onde já entraram em processo industrial para serem reaproveitadas. A iniciativa de reaproveitar o EPS partiu de um grupo de amigos de Ribeirão Preto preocupados com o descarte incorreto do produto. “Formamos o Grupo Ciclos e lançamos o projeto Embalo Sustentável, instalamos postos de coleta específicos para o EPS na cidade, armazenamos em um galpão, processamos o material coletado e enviamos de volta à indústria”, explica a fotógrafa Lídia Muradás, integrante do Grupo Ciclos.

“São ações como esta que mostram como cidadãos e organizações de voluntários têm buscado soluções sustentáveis para a qualidade de vida nas cidades. Neste cenário, é nosso papel como entidade que abraça as profissões que constroem o país avançar no debate sobre a sustentabilidade”, resume Giulio Prado. Segundo ele, é preciso que a sociedade abrace a causa imediata da coleta de EPS e da conscientização sobre a destinação correta de resíduos.

Os materiais podem ser entregues em um dos pontos de coleta abaixo:

- Base da Polícia Militar – 2ª Cia – Av. Prof. João Fiúsa 1586

- Câmara Municipal de Ribeirão Preto – Av. Jeronimo Gonçalves, 1200

- Novo Mercadão de Ribeirão Preto – Av. Ligia Latufe Salomão, 605 – Jardim João Rossi. (Box da Regina Picadinhos)

- Cenourão – Av. Portugal, 1397 – Jardim Irajá

- Supermercado Mialich – Av. Barão do Bananal, 798 – Jardim Anhanguera

- Supermercado Big Compras – R. Heron Domingues, 812 – Parque São Sebastião

A AEAARP fará a campanha pela coleta de mais seis toneladas de EPS pela internet, em redes sociais e no portal da entidade. Na rede social Facebook a página @civilidadenasruas vai compartilhar vídeos educativos, entrevistas e os resultados da ação periodicamente.

Descarte correto

Bandejinha de frutas, legumes, hortaliças: geralmente esses produtos são embalados secos e limpos. Não é preciso lavar a bandeja; apenas retire os resíduos dos alimentos.

Recipientes de refeições (marmitex, sanduíches): retire todo o alimento do recipiente e limpe com um papel para não sobrar resíduos. Se a parede da embalagem permanecer suja de molho ou gordura não há problema; isso não impede a reciclagem.

Embalagens usadas para doces: recomenda-se um rápido enxague.

Embalagens de eletroeletrônicos: já estão limpas e secas.

Bandejas de carnes (com furos): não são aceitas para reciclagem. Descarte no lixo comum.


Foto: Pixaby

Compartilhar: