Campanha para conscientização sobre saúde mental é incluída no calendário do município
O prefeito Duarte Nogueira assina projeto que inclui a campanha "Abrace a Vida" no Calendário Oficial de Ribeirão Preto

Campanha para conscientização sobre saúde mental é incluída no calendário do município

Objetivo é dar visibilidade à importância do diagnóstico e tratamento adequados de distúrbios emocionais e mentais

O prefeito Duarte Nogueira assinou o projeto de lei nº 115/22, que trata sobre a inclusão da campanha "Abrace a Vida" no Calendário Oficial do Município de Ribeirão Preto. A iniciativa, assinada na última segunda-feira, 5, tem como objetivo dar visibilidade aos distúrbios mentais, por meio de ações que fomentem o conhecimento sobre a importância do diagnóstico e tratamento adequados.

 

Em 2021, a Coordenadoria de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, da Secretaria Municipal da Saúde, realizou mais de 86 mil atendimentos no segmento da saúde mental. Já em 2022, foram mais de 61 mil atendimentos somente nos dois primeiros quadrimestres.

 

O município conta ainda com ações como o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para Prevenção do Suicídio. Além da iniciativa implantação do Centro de Saúde Mental 24 horas, que está em fase de licitação para a reforma do prédio, antiga UBDS Central, e posterior implantação do projeto que contempla amplo serviço de atendimento às urgências psiquiátricas 24 horas e acompanhamento psicossocial.

 

No período diurno, a estrutura do serviço contará todos os dias com equipes especializadas em saúde mental com psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais, além de médicos e enfermeiros. À noite, equipes médicas psiquiátricas e de enfermagem 24 horas prestarão atendimento de urgência para todas as faixas etárias de pessoas com problemas psiquiátricos e decorrentes do uso de álcool e drogas.

 

A estrutura contará ainda com um projeto inovador de Equipes de Manejo e Suporte Domiciliar Intensivo à Crise em Saúde Mental (EMASC-SM), que dará suporte especializado intensivo em domicílio para pacientes e familiares em situação de crise, com equipe formada por médicos psiquiatras, enfermeiros especializados em saúde mental, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais, projeto inspirado em modelo existente na Itália.

 

A previsão de início das operações é para o primeiro semestre de 2023, após conclusão das reformas necessárias.

 


Foto: Guilherme Sircili / Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: