Cartórios disponibilizam atendimento em Libras

Cartórios disponibilizam atendimento em Libras

Serviço especial aos deficientes auditivos está sendo testado no início deste ano

A partir desta segunda-feira, 18, os cartórios de Ribeirão Preto, e todos do Estado de São Paulo, começarão a oferecer atendimento especial para portadores de deficiência auditiva. Em uma iniciativa da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (ANOREG/SP), o novo sistema tem como objetivo atender os deficientes auditivos que necessitam de serviços dos Cartórios, e também por conta da entrada da Lei nº 13146/15, que regulamenta a prestação de serviços às pessoas com deficiência auditiva.

O sistema disponibiliza atendimento on-line por meio de intérpretes de libras, que estará disponível por teleconferência. De acordo com o presidente da ANOREG/SP, Leonardo Munari de Lima, o sistema estava em fase de teste desde o início desse ano. “É uma iniciativa pioneira, pois são poucos locais que oferecem esse serviço”, afirma.

Lima explica que por intermédio de uma empresa do Rio de Janeiro, que fornecerá os intérpretes de Libras, os Cartórios disponibilizarão computadores com câmeras, que, por meio de chamadas de vídeos, irão prover atendimento aos portadores de deficiência auditiva que procurarem os Cartórios de todo o Estado. "É preciso tratar a inclusão dos deficientes com consciência e responsabilidade, vislumbrando uma oportunidade de crescimento social e não como uma mera obrigação jurídica", pontua.

A iniciativa conta com o apoio da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP), e Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (ARPEN-SP), do Colégio Notarial do Brasil (CNB-CF) e Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil - São Paulo (IEPTB/SP).

Início

O Portal Revide procurou dois cartórios da cidade para saber se o atendimento on-line para deficientes auditivos já estava funcionando, porém, ao serem questionados sobre o assunto, os funcionários informaram que não sabiam sobre o sistema.

Luiz Vanderlei Moreira, do 3º Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Ribeirão Preto, explica que sempre ofereceu esse serviço. “Não estamos sabendo desse atendimento on-line, porém sempre oferecemos atendimento aos deficientes auditivos, já realizamos até casamentos”, finaliza.

A assessoria de imprensa da ANOREG/SP informou que todo material explicativo sobre o atendimento foi enviado a todos os cartórios da cidade.

 

Foto: Arquivo Revide

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