Catedral de Ribeirão Preto dá mais um passo para início de reformas
A expectativa é de que as obras tenham início em 2019

Catedral de Ribeirão Preto dá mais um passo para início de reformas

Condephaat aprova projeto de reforço estrutural do prédio do município

O projeto de reforma estrutural da Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto deu mais um passo para que as obras comecem. O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), da Secretaria de Cultura do Governo de São Paulo, aprovou o projeto desenvolvido para o início das reformas.

Na última reunião do conselho do Condephaat, que ocorreu no último dia 21 de maio, foi aprovado o projeto de Reforço Estrutural da Catedral, autorizando também a execução, o que deve ocorrer assim que a autorização for publicada no Diário Oficial do Estado, informa o pároco da igreja, o padre Francisco Jaber, em uma página no Facebook.

A expectativa é de que as obras tenham início em 2019, já que, ainda, estão sendo levantados recursos para que se iniciem as obras. A igreja também espera conseguir ajuda por meio do Programa de Incentivo à Cultura (Proac) e, por isso, aguarda que o projeto seja estudado pela Comissão de Análise de Projetos (CAP) da Secretaria da Cultura estadual.

O padre Francisco Jaber lembra que após a liberação dos recursos, será aberto uma licitação para concorrência das possíveis empresas que executarão a reforma.

Além disso, a igreja busca auxílio de outras maneiras: por meio de rifas, como o tradicional sorteio do Fusca, que ocorrerá no mês de julho, e com a realização de eventos, como as quermesses.

O projeto

O projeto de Reforço Estrutural da Catedral foi apresentado no fim de 2017 e feito pela VEC - Projetos & Gestão. A proposta prevê que a Catedral seja reformada por etapas, iniciando-se com a recuperação estrutural da edificação, depois com a restauração e adequação de infraestrutura do edifício. A terceira e última fase focará na restauração e conservação das pinturas e murais artísticos nas paredes internas.

Leia mais:
Catedral de Ribeirão Preto conclui plano de restauro
Por conta das rachaduras, Catedral de Ribeirão Preto passa por manutenção preventiva
Rifa de Fusca está à venda e recursos ajudarão em restauro da Catedral
Linhas de ônibus que passam pelo entorno da Catedral mudarão de itinerário


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: