Católicos celebram Corpus Christi em Ribeirão Preto
A celebração de Corpus Christi contou com missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento

Católicos celebram Corpus Christi em Ribeirão Preto

A festa tem como objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia

Nesta quinta-feira, 26, é celebrada em todo o país a solenidade de Corpus Christi. A festa é marcada pela saída do Santíssimo Sacramento da Eucaristia que percorre as ruas da cidade. Em Ribeirão Preto, os católicos não deixaram de participar da celebração e da procissão do Corpo de Cristo.

A festa tem como objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia, que é o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A solenidade acontece na quinta-feira, quando durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos. Ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

Na Paróquia São João Batista, que fica próximo à Avenida Portugal, em média 200 fiéis participaram da festa. Para o pequeno João Augusto Bertoloto Rodrigues, de 10 anos, a festa de Corpus Christi aconteceu cedo. Ele ajudou a confeccionar um dos tapetes que enfeitavam a Praça da Igreja. “Acordei cedo para ajudar a montar os tapetes, junto com os meus amigos de catequese. Fiz para Deus”, conta.

Os tapetes com desenhos eucarísticos também contaram com a ajuda da coordenadora da pastoral bíblico catequético, Alessandra Gaspar, de 43 anos. “É sempre uma grande festa poder estar aqui, além da união dos irmãos em poder ajudar”, diz.

Alessandra relata ainda que as decorações começaram às 7h com término às 11h, sendo que a maioria da comunidade colaborou com a confecção. “Todos colaboraram, pois é uma alegria estar em Cristo juntamente com os irmãos da Igreja”, afirma.

Origem da Celebração

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.

A procissão com a hóstia consagrada conduzida em um ostensório teve origem em 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

No Brasil

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

A celebração de Corpus Christi conta com uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.


Foto: Laura Scarpelini

Compartilhar: