Centro de Valorização da Vida atua na prevenção do suicídio

Centro de Valorização da Vida atua na prevenção do suicídio

Em Ribeirão Preto, os 46 voluntários do CVV fazem atendimentos diferenciados há 36 anos

Valorizar o dom de todos os seres humanos: a vida. É esta a missão e o objetivo do Centro de Valorização da Vida, o CVV, que conta com a ajuda de um grupo de 46 voluntários em Ribeirão Preto, cujo objetivo é ajudar as pessoas que o procura.

Segundo a voluntária do CVV no município Marisa Duarte Ribeiro, o desafio constante de cada um dos voluntários é estar preparado para ajudar as pessoas. “Acreditamos que cada um tem dentro de si o potencial para se fortalecer e encontrar o seu caminho para ser feliz,” comenta.

Realizados em média 60 atendimentos por dia, sendo 50 por telefones e 10 por e-mail, a maioria são idosos e jovens que estão em um estado de fragilidade, e buscam um acolhimento por meio de palavras de motivação ou até mesmo um “ombro amigo” para ouvir a situação relatada.

Os atendimentos pessoalmente têm uma procura menor. Mas, mesmo assim a média varia de 10 pessoas por mês. “Nós ouvimos a situação, mas, também caminhamos junto com a pessoa,” relata Marisa.

Voluntários

Os voluntários do CVV são pessoas dispostas a contribuir com uma vida mais plena e prevenir o suicídio.

De acordo com Marisa, o voluntário aprende sobre a instituição, o trabalho e a arte de ouvir, e para se tornar um deles é necessário ter mais de 18 anos e ter disponibilidade para quatro horas semanais para se dedicar aos plantões.

Para manter o apoio emocional diário, o voluntarioso tem encontros, palestras, reuniões, cursos e uma vez por ano eles devem fazer a reciclagem para rever tudo o que aprenderam durante a etapa de atendimentos, para melhorar e se renovarem.

Setembro Amarelo

O CVV está em plena campanha do Setembro Amarelo, que visa a prevenção do suicídio e a valorização da vida com mais intensidade. O CVV disponibiliza camiseta, faixas, panfletos e cartazes divulgando a campanha.

Ainda de acordo com a voluntária, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata um brasileiro a cada 45 minutos, e uma pessoa a cada 40 segundos em todo o mundo. Por esta razão, o intuito é falar e trazer o assunto suicídio à tona, tanto nos círculos de profissionais, quanto na sociedade.

Quem quiser auxiliar ou pedir ajuda pode entrar em contato com o Posto CVV Ribeirão Preto, que fica na Rua Mariana Junqueira, 729.

Telefone: (16) 3636-4111 ou 141

Revide Online
Laura Scarpelini
Fotos: Divulgação 

Compartilhar: