CGU aponta irregularidades na compra de merenda escolar em Sertãozinho
CGU aponta irregularidades na compra de merenda escolar em Sertãozinho

CGU aponta irregularidades na compra de merenda escolar em Sertãozinho

Controladoria apontou prejuízos de R$ 885 mil de recursos do governo federal repassados ao município entre 2014 e 2015

A Controladoria-Geral da União (CGU) considerou inadequado o uso de verba do Governo Federal para aquisição de merenda escolar em Sertãozinho. O trabalho faz parte da estratégia de um grupo de trabalho formado pela CGU, pelos ministérios da Educação e da Justiça e Polícia Federal (PF) para combater desvios de recurso na educação, e começou a fiscalizar o município, através de sorteio, em fevereiro e março deste ano.

No relatório, a CGU concluiu que entre 2014 e 2015 houve prejuízo de R$ 885 mil do montante repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, atrás do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

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Ao todo, o Governo Federal repassou ao município R$ 3,8 milhões. A controladoria apontou que o prejuízo ocorreu na aquisição em chamada pública de produto classificado como incompatível com agricultura familiar, compra de produtos em desacordo com o cardápio feito por especialista, além de alimentos adquiridos com preços acima do cotado no mercado, e que por isso exige providencia para adequação por parte da União.

A prefeitura de Sertãozinho informa que não há irregularidade, já que o cardápio anual que é levado em consideração no cálculo do Pnae é apenas uma previsão, e pode sofrer alterações em decorrência da disponibilidade do produto no mercado.


Foto: Leonardo Santos

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