CGU realiza fiscalização em Sertãozinho nesta segunda, 29

CGU realiza fiscalização em Sertãozinho nesta segunda, 29

Objetivo da controladoria é investigar o destino de recursos federais destinados à merenda e ao transporte escolar

A Controladoria Geral da União realizou uma fiscalização na Prefeitura de Sertãozinho, nesta segunda-feira, 29, para avaliar a regularidade da execução dos recursos federais destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

O trabalho faz parte da estratégia de um grupo de trabalho formado pela CGU, pelos ministérios da Educação e da Justiça e Polícia Federal (PF) para combater desvios de recurso na educação, e não tem relação com as investigações da operação Alba Branca, da Polícia Civil, que investiga o superfaturamento de recursos da merenda escolar no Estado de São Paulo.

Segundo a CGU, as auditorias realizadas pelo órgão nos municípios sorteados, como é o caso de Sertãozinho, têm demonstrado que transporte e merenda escolar são duas áreas vulneráveis. De 2003 a 2015, foram realizadas cerca de 200 operações especiais desse tipo.

Em 2016, o Ministério da Educação investirá R$ 3,9 bilhões em merenda escolar e R$ 600 milhões em custeio de transporte escolar, e por isso se faz necessária as investigações. Como ainda está em andamento, a controladoria não permitiu que os auditores concedessem entrevistas, e a Prefeitura de Sertãozinho preferiu não se manifestar sobre o caso.


Foto: Leonardo Santos

Compartilhar: