Churrascaria da Zona Sul de Ribeirão Preto fraudava hidrômetro com “super ímã”
Com o "super irmã", o hidrômetro fica travado e não faz a medição da água

Churrascaria da Zona Sul de Ribeirão Preto fraudava hidrômetro com “super ímã”

Sistema ilegal instalado travava o aparelho que mede a água; nome do estabelecimento não foi divulgado por questões jurídicas

A fiscalização do Daerp encontrou um “super ímã” no hidrômetro de uma churrascaria na Zona Sul de Ribeirão Preto. A empresa foi autuada e multada em R$ 3.979,50 por fraude. O nome do estabelecimento não foi divulgado pela autarquia por questões jurídicas. 

O fiscal do departamento vinha acompanhando as alterações muito altas de consumo do estabelecimento, que tinha caído de 600 metros cúbicos por mês para cerca de 200 metros cúbicos. Na manhã dessa quarta-feira, 12, o fiscal passou novamente pela churrascaria e conseguiu encontrar o “super ímã”, como é conhecido o equipamento para a fraude. Composto por imãs de neodímio, quando é colocado sobre o hidrômetro, trava todo o sistema e impede a marcação do consumo. O “super ímã” é vendido ilegalmente por R$ 150.

Além da multa, o estabelecimento também foi notificado para mudar o cavalete e instalar o novo padrão, uma vez que o padrão instalado no local era antigo. O Daerp também fará o levantamento da média de consumo da empresa de até 60 meses para verificar os valores pagos e o consumo real e cobrar a diferença.


Foto: Divulgação/ Ascom Caern

Compartilhar: