Ciclovia de 7 km começa a ser construída e ligará parques Raia e Curupira
Percurso da ciclovia se difere parcialmente do corredor de ônibus

Ciclovia de 7 km começa a ser construída e ligará parques Raia e Curupira

Obra vai cruzar oito bairros e se juntar a outros dois corredores de ônibus para formar o eixo Leste-Oeste

A ciclovia de 7 km que faz parte da obra do corredor de ônibus Costábile/Presidente Kennedy começou a ser construída nas imediações do Novo Shopping. Ela vai ligar os parques Curupira e Luís Carlos Raia. Começando na praça Winston Churchill, a ciclovia percorrerá a avenida Presidente Kennedy, entrando na avenida Maurílio Biagi, até chegar na Costábile Romano.

 

O percurso da ciclovia se difere parcialmente do corredor de ônibus, que partirá da avenida Nove de Julho, a partir do cruzamento com a Independência, no ponto em que a obra do corredor da Nove de Julho termina. Dali, o corredor vai atravessar a avenida Portugal e percorrer a Costábile Romano até o final, quando pegará a Presidente Kennedy, cruzando com o corredor Castelo/Treze de Maio, na rotatória da marginal da Castelo, e seguindo pela Kennedy até a praça Winston Churchill, na Lagoinha.

 

Último dos 11 corredores de ônibus do Programa Ribeirão Mobilidade, a obra vai cruzar oito bairros: Lagoinha, Ribeirânia, Nova Ribeirânia, City Ribeirão, Jardim Botânico, Bosque das Juritis, Jardim América e Vila Seixas.

 

Enquanto uma equipe da DGB Engenharia começou a construir a ciclovia, na Presidente Kennedy, outra frente de trabalho faz os ajustes das calçadas e das guias e sarjetas no trecho da Nove de Julho entre as avenidas Presidente Vargas e Portugal.

 

A DGB venceu a concorrência pública aberta pela prefeitura e tem prazo de 15 meses para realizar a obra, cujo custo será de R$ 29.930.470,50.

 

A readequação de calçadas e guias será feita ao longo de toda a obra para que, em seguida, seja possível construir, em todas as esquinas, rampas para acesso de pessoas com mobilidade reduzida.

 

O corredor Costábile/Presidente Kennedy fará parte do eixo Leste-Oeste, que será formado por três corredores de ônibus e vai ligar a cidade do Planalto Verde à Lagoinha. Outros três corredores formarão o eixo Norte-Sul, unindo a cidade do Complexo Ribeirão Verde ao Ribeirão Shopping.

 

No total, o programa Ribeirão Mobilidade contará com 11 corredores de ônibus, sendo que seis deles já estão prontos e os restantes estão em construção. No final de cada corredor, cada um encontra-se com pelo menos um dos outros, formando assim uma rede contínua de 56 km de vias interligadas, unindo a cidade de ponta a ponta.

 

Com as faixas exclusivas para ônibus, o tempo no trânsito ficará mais curto para o usuário e as viagens passarão a ser monitoradas pela Transerp.

 

Até o ano que vem, quando todas as obras já estarão concluídas, uma nova frota de ônibus também já terá substituído os veículos atuais. Os novos veículos começam a chegar no mês que vem e contarão com carregadores de celular, rede wi-fi, ar condicionado e suspensão pneumática. Além de motor silencioso, eles também emitirão menos gases poluentes.

 


Guilherme Sircili

Compartilhar: