Clínica Escola de Psicologia da Barão de Mauá abre Ambulatório de Lutos e Perdas
Barão de Mauá lança Ambulatório de Lutos e Perdas para atender pessoas no processo do luto

Clínica Escola de Psicologia da Barão de Mauá abre Ambulatório de Lutos e Perdas

Alunos que cursam o 4º e 5º ano de psicologia estarão atendendo pessoas que passam pelo processo do luto

Com objetivo de oferecer o acompanhamento psicoterápico às pessoas de Ribeirão Preto e região que estão em luto, a Clínica Escola de Psicologia do Centro Universitário Barão de Mauá lança neste ano o Ambulatório de Lutos e Perdas (LuPe). Os estudantes que cursam o 4º e 5º ano de psicologia na universidade, junto da supervisão do professor, Felipe Areco, vão estar atendendo os munícipes que estão passando por esse processo. 

Segundo Areco, o suporte psicoterápico é importante para que as pessoas possam usufruir do acolhimento para enfrentar o processo de uma forma melhor. Ao mesmo tempo que as pessoas serão beneficiadas, os estudantes também serão. “O  projeto de extensão proporcionará ao discente a experiência de atender pacientes enlutados e aprofundar o conhecimento por meio de supervisões planejadas e literatura pertinente ao tema, enriquecendo a formação acadêmica”, explica Areco. 

O professor e responsável pelo projeto participou de diversos simpósios e congressos ligado ao assunto. E conta que a ideia de auxiliar as pessoas que passam por essa situação surgiu em 2017, mas, agora, com o apoio da coordenadora do curso, Caroline de Oliveira Zago Rosa, o projeto pôde ser concretizado este ano. “Sou supervisor de um voluntariado da Fundação Elisabeth Kübler-Ross, no Brasil. Ela foi a pioneira em estudar a morte, o morrer, o luto, as perdas e os cuidados paliativos. O legado da Elisabeth, o estado pandêmico em que estamos vivendo, e a quantidade de pessoas enlutadas no país me motivou ainda mais para realizar o projeto”, conta Felipe. 

Para participar, é preciso passar pela triagem, e assim poder se tornar um paciente para fazer as consultas semanais. O cadastro para a triagem pode ser feito a partir da próxima segunda-feira, 12, através dos telefones (16) 3603-6697 ou (16) 99782-4171.  

A Clínica Escola de Psicologia da universidade fica na rua Amadeu Amaral, 56, Vila Seixas.  


Imagem: Freepik

Compartilhar: