Com verba de publicidade, prefeitura poderia recapear 36km de ruas
De acordo com revista de prestação de contas do município, cada quilômetro recapeado custa R$ 182 mil
No Diário Oficial de Ribeirão Preto da última terça-feira, 18, a prefeitura publicou a abertura de uma licitação para contratação de agência de propaganda no valor de R$ 6,6 milhões, o suficiente para recapear 36,2 quilômetros de ruas e avenidas no município. O montante é equivalente a 24% do que a administração municipal pretende gastar com a recuperação do asfalto em Ribeirão.
O chamamento para a licitação 002/2017 convoca as agências de publicidade a entregarem as propostas até o dia 4 de setembro e pede no edital para que o projeto possa ajudar a mostrar para a população que “o objetivo maior é que Ribeirão Preto retome o caminho do desenvolvimento, reequilibre suas finanças públicas e consiga fazer mais com menos”.
O edital também pede que o projeto possa destacar o momento que o município passa, em meio à crise, além de ter passado por “abandono por parte do poder público no que diz respeito à conservação da cidade e dos espaços públicos de convivência”. Uma das intenções é divulgar o programa “Passa a Limpo Ribeirão”, de acordo com o material disponível no site da prefeitura.
O orçamento para a contratação da agência, de R$ 6,6 milhões, é pouco maior ao edital anterior, de 2009, no início do governo Dárcy Vera, de R$ 5,9 milhões, que foi vencido pela Dueto Comunicação.
De acordo com a revista publicada pela prefeitura ao completar seis meses de gestão, em Ribeirão Preto se gasta R$ 182,32 mil por quilômetro de via recapeada, portanto, os R$ 6,6 milhões que serão gastos com propaganda seriam o suficiente para recuperar 36 quilômetros de ruas no município.
A estimativa da cidade é que sejam gastos em 2017 R$ 27,2 milhões para a finalidade.
Em nota, a Administração Municipal limitou-se a citar que “a publicidade de atos da administração pública está prevista no artigo 37 da Constituição Federal”, e afirmou que obedecerá aos “princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)”, conforme diz o texto constitucional.
Foto: FL Piton