Começa concretagem da ponte sobre o córrego Nova Aliança, no João Rossi
Obra faz parte do trecho 4 do corredor de ônibus Norte-Sul

Começa concretagem da ponte sobre o córrego Nova Aliança, no João Rossi

Trânsito no entorno deverá ser parcialmente liberado em julho

Após instalar as 52 vigas de sustentação da ponte que está sendo construída sobre o córrego Nova Aliança, na avenida Independência, uma equipe da Autem Engenheira iniciou nesta terça-feira, 13, a concretagem das sapatas e das lajes de aproximação da obra. Parte do Trecho 4 do corredor de ônibus Norte-Sul, a ponte fica nas imediações do Jardim João Rossi e tem duas colunas de 40 metros por 65 cm, com um vão de 10 metros entre elas. Nos dois extremos da ponte, ainda serão construídos passeios para pedestres.

 

A previsão é que a liberação do trânsito no local ocorra em julho para quem vem do centro em sentido ao bairro. Já a conclusão da pista para quem segue em direção ao centro deverá ocorrer em dois meses.

 

O trecho 4 é o último do corredor Norte-Sul, o maior em extensão dentre os 11 corredores de ônibus do programa Ribeirão Mobilidade. A conclusão completa dele está prevista para dezembro deste ano.

 

Com 15 km de extensão, o corredor Norte-Sul começa na avenida Mugnato Marincek, também construída pelo programa Ribeirão Mobilidade, no complexo Ribeirão Verde, entra nas avenidas Recife, Thomaz Alberto Whately, Brasil, Mogiana, Paschoal Innechi, Meira Júnior e Independência, seguindo até o Ribeirão Shopping.

 

A obra inclui também a duplicação da Independência, entrando na Lygia Latuf, que passa em frente ao Mercadão, depois desce a Braz Olaia Acosta e segue para a avenida Coronel Fernando Ferreira Leite até entrar no terminal de ônibus do Ribeirão Shopping.

 

Projetadas para aguentar o impacto de veículos pesados, como as demais pistas exclusivas para ônibus do programa Ribeirão Mobilidade, o 4º trecho inclui pavimentação com reforço na capacidade de suporte.

 

O 4º trecho ainda inclui a construção de uma ciclovia de 340 metros na avenida Braz Olaia Acosta, entre Adolfo Mantovani e Caetano Mancuso. Ao todo, serão 9 km de ciclovias somente no corredor Norte-Sul. Já o total das obras do programa Ribeirão Mobilidade soma 25 km de vias exclusivas para bicicletas.

 

O corredor Norte-Sul se unirá aos outros dez corredores, criando uma malha contínua de 56 km, exclusiva para ônibus, ligando todas as regiões da cidade.


Fernando Gonzaga

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