Começa movimentação para obras do PAC da Mobilidade Urbana em Ribeirão Preto
Ainda sem data exata para início das obras, prefeitura começa tomada de preços para realização das obras do PAC da mobilidade

Começa movimentação para obras do PAC da Mobilidade Urbana em Ribeirão Preto

Avenida Antonio Mugnatto Marincek será a primeira via contemplada no município

Apesar de não possuir uma data específica para o início de cada obra, a Prefeitura de Ribeirão Preto começa a movimentação para entregar as obras do Plano de Aceleração do Crescimento II (PAC).

O primeiro local a receber atenção da Secretaria de Infraestrutura foi a Avenida Antônio Mugnatto Marincek, principal acesso ao Complexo Ribeirão Verde, na Zona Norte da cidade. Há anos a via sofria com problemas de mobilidade e com promessas descumpridas pelo Executivo.

A expectativa da Prefeitura é de que tudo seja entregue em 18 meses. Porém, o secretário de Infraestrutura, Pedro Pegoraro, afirma que parte da obra poderá ser inaugurada ainda em 2018.

Além da Mugnatto Marincek, em outras obras também já foram iniciados os trâmites legais para o orçamento. Ao todo, a Prefeitura prometeu a construção de 56 quilômetros de corredores de ônibus, viadutos, pontes e túneis no município.

As readequações devem ser feitas em três etapas, em 22 pontos da cidade. A ênfase está na área central, início da Zona Norte (Ipiranga, Campos Elíseos, Jardim Independência e áreas próximas da Avenida Brasil), Zona Sul, Zona Leste e áreas ao redor da USP e HC, na Zona Oeste.

Segundo nota do poder administrativo, a construção de três pontes sobre o Córrego Retiro Saudoso, está em fase final da elaboração de edital, e o processo foi encaminhado nesta quarta-feira, 7,  à Secretaria de Obras para complementação de peças do projeto.

Além disso, o executivo já iniciou a tomada de preços, com o objeto de contratar uma empresa especializada para elaboração de levantamentos e projetos topográficos. A sessão para recebimento das propostas e documentação, bem com julgamento, está prevista para o dia 21 de fevereiro, às 9h.

Questionada sobre quais obras serão tratadas como prioridade, a Prefeitura respondeu que "todas são importantes para a cidade". Ainda não há um cronograma para as obras. 

O Plano

O Plano de Aceleração do Crescimento II (PAC) de Mobilidade Urbana trouxe para Ribeirão Preto o montante de R$ 310 milhões. O recurso foi possível, sobretudo, após a prefeitura conseguir viabilizar a contrapartida junto ao Banco do Brasil. De acordo com o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), com o trabalho na mobilidade urbana “a meta é que qualquer ribeirãopretano chegue ao destino final em até 30 minutos, em qualquer ponto da cidade". A previsão para a conclusão das obras ficou para 2020.

As obras

- Ponte Avenida Francisco Junqueira x Rua José Bonifácio (ligando a Rua Paraíba)

- Ponte Avenida Francisco Junqueira x Visconde de Inhaúma (ligando a Rua Tamandaré)

- Ponte Avenida Francisco Junqueira x Barão do Amazonas (ligando a Rua Benjamin Constant)

- Viaduto da Avenida  Brasil x Avenida  Thomaz Alberto Wathely (viaduto em cima da rotatória da Avenida Brasil)

- Viaduto da Av. Maria de Jesus Condeixa + alteamento da CPFL (viaduto passará em cima da Avenida Francisco Junqueira ligando à Avenida Antônio Diederichsen)

- Passarela para pedestres interligando os dois terminais urbanos da Avenida Jerônimo Gonçalves ligando os terminais urbanos (ponte para pedestre interligando o módulo principal do Terminal Dra. Evangelina de Carvalho Passig aos módulos satélites)

- Corredores de ônibus na Rua São Paulo e nas avenidas Saudade, Brasil e Dom Pedro I

Todas as faixas de ônibus contemplam;

Faixa exclusiva de ônibus ou preferencial

Sinalização Semafórica Inteligente para priorização do transporte coletivo

Acessibilidade em todas as esquinas

Abrigos padronizados em aproximadamente cada 500 metros

Sinalização horizontal e vertical

Recapeamento dos 56 quilômetros

Paradas dos ônibus com pavimento rígido (para maior durabilidade pelo impacto das freadas)   


Foto: Amanda Bueno

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