Comerciantes protestam contra proibição de estacionamento na avenida Dom Pedro I

Comerciantes protestam contra proibição de estacionamento na avenida Dom Pedro I

Protesto ocorre no final da tarde desta quarta-feira, 4; eles pedem a liberação em horários alternativos, como era anteriormente

Comerciantes da avenida Dom Pedro I, em Ribeirão Preto, realizam no final da tarde desta quarta-feira, 4, protesto contra a proibição de estacionamento no local.
 

Como parte do projeto RP Mobilidade, que incluiu instalação de faixas exclusivas para ônibus coletivos urbanos nas principais vias da cidade, foi proibida a circulação e o estacionamento de veículos à avenida Dom Pedro I. A medida deveria ter entrado em vigor há um ano, quando o corredor foi inaugurado na avenida, mas acabou adiada para o último dia 24 de setembro para dar tempo de os comerciantes se adequarem. Até a data, o estacionamento e o acesso seguiram permitidos fora dos horários de pico (entre 6h e 9h e das 16h às 19h).



Agora, os comerciantes pedem a liberação de estacionamento e acesso em horários alternativos, como ocorria anteriormente.
 

Na semana passada, eles já haviam se manifestado contra as novas regras. “Estão todos arrasados porque acham que vão atrapalhar suas atividades, espantar os consumidores. O que os consolava era o estacionamento em ruas laterais, onde já começou a implantação de Área Azul. Então preveem que muitos comércios vão fechar na Dom Pedro”, relata o presidente da Associação de Moradores, Luiz Carlos Ramos Arruda da Silva, conhecido como Luiz Meladinho, também editor da página "A Voz da Cidade RP".

 

A RP Mobi informou à reportagem que liberou o uso do estacionamento da avenida Dom Pedro I, exclusivamente para o serviço comercial de carga e descarga, das 9h30 às 11h, até o final de dezembro. “Quanto ao corredor de ônibus, a faixa exclusiva visa garantir melhor desempenho do transporte coletivo urbano, beneficiando mais de 19 mil usuários do serviço. Quanto à implantação da Área Azul nas proximidades da avenida, a empresa informa que visa a democratização dos espaços públicos daquela região”, diz em nota.

O estacionamento para outros fins segue proibido na via, mas sem multas até 9 de outubro.


Fotos: Luan Porto

Compartilhar: