Comércio de Ribeirão Preto projeta alta nas vendas do Dia das Crianças

Comércio de Ribeirão Preto projeta alta nas vendas do Dia das Crianças

Pesquisa da Acirp feita com associados mostra que 56,5% dos empresários estão confiantes com as vendas nos próximos meses e 82,6% planejam fazer promoções ou liquidações

A expectativa do comércio para o Dia das Crianças em Ribeirão Preto é positiva, segundo a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP). Entre os associados participantes de pesquisa feita pela entidade sobre os preparativos para a data, 56,5% afirmaram estar "confiantes" ou "muito confiantes" com as vendas nos próximos meses e 47,8%, com a próxima quarta-feira, dia 12 de outubro, quando se comemora o Dia das Crianças.

 

A amostra indica que 26,1% dos empresários pensa que a movimentação deve ser igual a do ano passado e 17,4% ainda estava pessimista com os resultados. A baixa nas vendas é a maior preocupação do setor, citada por 73,9% dos entrevistados e seguida por problemas logísticos, com 13%, e de estoque, com 13%. O levantamento foi feito via questionário on-line pelo Instituto de Economia Maurílio Biagi e com representantes das seis distritais da associação, sendo 78,3% de empresários do comércio de rua, 17,4% de shoppings centers e 4,3% de e-commerce.

 

Carlos Ferreira, gestor de Marketing da ACIRP, destaca a confiança dos empresários como reflexo de uma melhora na circulação após as vacinas. "Desde a Black Friday e Natal de 2021 temos acompanhado uma estabilização e uma retomada da economia, com um aumento médio de 8% a 12% no faturamento em datas comemorativas e essa deve ser a tendência também para o Dia das Crianças", afirma o gestor.

 

Os produtos mais vendidos devem ser brinquedos, sapatos e vestuário e serviços de lazer em família, como restaurantes com cardápios para os pequenos, cinema e viagens - estas últimas estimuladas pelo feriado do dia 12.

 

Sobre como as empresas estão se preparando para conquistar os clientes, 56,5% informaram que farão promoções e 26,1% devem liquidar estoques antigos na data. Os empresários ouvidos também indicaram aumento de estoque (13%), aumento de funcionários no período (8,7%) e ações conjuntas com outras lojas (17,4%).

 

Marcelo Hiene, gestor do Sebrae Aqui - ACIRP Oeste, diz que o Dia das Crianças é uma ótima oportunidade para as empresas que desejam alavancar as vendas ou até mesmo conquistar novos clientes. A entidade promoveu no último dia 22 um evento on-line gratuito com o tema "Prepare-se para vender mais no Dia das Crianças", que trouxe estratégias direcionadas aos varejistas.

 

"Um dos temas tratados no curso foi justamente a importância do empresário ter um planejamento no começo do ano para o calendário promocional das grandes datas de seu segmento. E isso significa ter um planejamento estratégico não só de marketing, mas de estoque e capacitação de vendas", pontua Hiene.  O gestor frisa também que as marcas precisam ser vistas e lembradas pelo consumidor. "Pensar em um excelente visual merchandising ajuda. É preciso trabalhar com vendas on-line ou redes sociais, programar com antecedência aquele ambiente digital para que o cliente se sinta atraído e haja uma maior conversão de vendas na prática, pois Dia das Crianças é sim uma data que promete muito", conclui Hiene.


Foto: Victoria Akvarel/Pexels (ilustrativa)

Compartilhar: