Comitê critica atraso nas obras dos corredores de ônibus na região central

Comitê critica atraso nas obras dos corredores de ônibus na região central

Prefeitura anunciou que prazo de término será de mais 120 dias; comércio lamenta e manifesta indignação

O Comitê de Acompanhamento das Obras de Mobilidade, em Ribeirão Preto, divulgou uma nota para lamentar a manifestar indignação com a prorrogação do prazo de término da implantação de corredores de ônibus na região central por mais 120 dias.

“Entendemos que surpresas podem acontecer ao longo das obras, no entanto, essa medida cai como uma bomba sobre os empreendedores do comércio que já estão amargando enormes prejuízos e verão o calendário sazonal varejista ser novamente prejudicado com queda de vendas e de faturamento”, diz a nota.

Ainda segundo o comitê, a Secretaria de Obras precisa esclarecer a situação, em detalhes, e dar transparência às informações sobre o assunto e ao cronograma de execução das obras.

“No último mês de fevereiro, o comitê de acompanhamento entregou ao prefeito Duarte Nogueira um plano de ação com medidas para minimizar os impactos negativos. Um dos itens prevê a interrupção das obras de mobilidade nas vésperas de datas comemorativas do varejo. Outro tópico prevê a adoção de procedimentos que facilitem o acesso dos consumidores às lojas. Também é preciso um plano eficiente de organização do trânsito no centro, que tem sido caótico”, continua a nota.

Ainda segundo os representantes do comércio, com esse novo cenário, ainda mais problemático, o plano de ação será atualizado e encaminhado em caráter de urgência à Prefeitura de Ribeirão Preto. “Será preciso um esforço ainda maior de todas as partes envolvidas nesse processo para garantir a sobrevivência do Comércio Varejista do centro e da Av. Nove de Julho.”

O comitê disse que também já solicitou uma reunião de emergência com Secretaria de Obras, RP Mobi e Construtora DGB, para discutir o agravamento dos impactos das obras no centro de Ribeirão Preto ao Comércio Varejista e setor de serviços.

Liderado por Sindicato do Comércio Varejista (Sincovarp), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP) e Sindicato dos Empregados do Comércio (Sincomerciários), o comitê de acompanhamento reúne 23 entidades de classe e movimentos setoriais, e mais de 80 empresários e moradores diretamente impactados pelas obras de mobilidade.

O que disse a prefeitura

No final da tarde dessa sexta-feira (12) a secretaria de Obras Públicas informou que pediu o aditamento no contrato para a construção do corredor de ônibus do quadrilátero central.

O prazo de entrega das obras será estendido em mais 120 dias, segundo a prefeitura, para que os serviços de substituição das galerias de águas pluviais afim de melhorar a drenagem e a implantação de novas redes de água e esgoto, sejam realizadas.

“As redes de água, esgoto e gás tem mais de 50 anos, são antigas, e precisam ser totalmente substituídas. Este serviço, acabou atrasando o andamento das obras do corredor”, disse o secretário Pedro Pegoraro.

Além dos sistemas de saneamento básico, a rede de distribuição de gás está sendo adequada às novas diretrizes viárias, com rebaixamento e realocação adequados.

As obras de implantação do corredor de ônibus do quadrilátero central, importantes para trazerem mais mobilidade e fluidez, vêm sendo executadas em duas importantes vias do Centro: as ruas Barão do Amazonas e Visconde de Inhaúma.

O corredor do Quadrilátero Central faz parte do programa Ribeirão Mobilidade, criado em 2017, que abrange 30 grandes obras viárias para melhorar o trânsito e o transporte coletivo em toda a cidade.

São 11 corredores de ônibus que se interligarão, unindo a cidade de ponta a ponta por uma malha viária de 56 km de extensão.


Foto: Guilherme Sircili

Compartilhar: