Conselho do Idoso de Ribeirão Preto discute violência praticada contra os mais velhos

Conselho do Idoso de Ribeirão Preto discute violência praticada contra os mais velhos

“Junho Violeta”, mês dedicado à conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa, tem atrações a partir deste sábado, 4

O Conselho Municipal do Idoso de Ribeirão Preto (CMI) realizará programação no mês de junho com o objetivo de amplificar o debate sobre a questão da pessoa idosa no Brasil e como implementar medidas no município que sensibilizem a sociedade sobre essa questão. “A causa do idoso é a causa das causas”, alerta a médica geriatra Karla Giacomin, coordenadora da Frente Nacional de Fortalecimento às ILPI e uma referência do tema no Brasil. “Já que todos irão envelhecer um dia”, completa.

Vale lembrar que a Organização Social da Saúde (OMS) escolheu o período 2020-2030 como a década do envelhecimento saudável, o que torna imprescindível falar sobre as agressões e os tratamentos abusivos contra a pessoa idosa presentes dentro e fora do ambiente familiar. E o “Junho Violeta”, mês dedicado à conscientização do combate à violência, é um período de maior reflexão sobre o tema.

O marco inicial da campanha do CMI será uma ação no Calçadão, prevista para a manhã de sábado, 4 de junho, com o objetivo de dialogar sobre a valorização do processo de envelhecimento e fortalecimento das redes de apoio aos idosos. Além disso, haverá mesas redondas compostas por especialistas e podcasts em parceria com a Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (Adevirp).

Também estão previstas palestras presenciais em parceria com a OAB, Instituto Unimed e Transerp, e a jornada on-line “As palavras e o envelhecimento pleno: enfrentamento à violência contra o idoso”, em parceria com o Observatório do Livro. No dia 9 de junho, às 15h, haverá uma atração cultural especial no Lar Padre Euclides, aberta ao público, com a apresentação do grupo “Choro da Casa”.  Para acompanhar, basta seguir o CMIRP no Facebook e Instagram (@cmi.rp).

Veja a programação completa do Conselho Municipal do Idoso para o “Junho Violeta”:

4/6 – Sábado - Ação do Conselho Municipal do Idoso. Local: Calçadão, em frente às Lojas Americanas. Horário: A partir de 8h.

9/6 – Quinta-feira – Tarde com chorinho. Apresentação do grupo musical “Choro da Casa”. Local: Lar Padre Euclides (Avenida Saudade, 1577). Horário:15h. Aberto ao público.

13/6 – Segunda-feira – Palestra presencial “Violência contra o idoso: como prevenir e remediar”, com a professora Dra. Carla Santana Castro; a psicóloga Dra. Fabíola Lapenta e professora Dra. Luciana Romano Morilas. Local: OAB (Rua Cavalheiro Torquato Rizzi, 215). Horário: 19h30. Inscrições pelo site Solicita-se a doação de uma lata de leite em pó.

14/6 – Terça-feira – Mesa redonda “Os direitos do cidadão idoso e a mobilidade urbana”, com o promotor de Justiça Carlos Cezar Barbosa; a diretora do departamento de Mobilidade Urbana da Secretaria Municipal do Planejamento, Hellem de Freitas Miranda e o representante da ADEVIRP Roberto Peres Forster. Mediação: Dr. Flávio Leitão, vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso. Transmissão pela RádioWeb. Horário: 9h.

14/6 – Terça-feira – Mesa redonda “O envelhecimento e a comunicação não-violenta”, com o professor Dr. Wilson José Alves Pedro; a professora Dra. Luciana Romano Morilas e a professora e presidente da ADEVIRP, Marlene Cintra. Mediação: psicóloga Daniele Ferraz Teixeira, Conselho Municipal do Idoso. Transmissão pela RádioWeb. Horário: 14h.

15/6 – Quarta-feira – Podcast “Como combater a violência contra a pessoa idosa”. Entrevista com a Dra. Karla Giacomin, médica geriatra e consultora da Organização Mundial da Saúde para Políticas de saúde dos idosos.

Transmissão pela RádioWeb. Horário: 10h.

15/6 – Quarta-feira – Podcast “Mobilidade urbana: um olhar para as pessoas e as suas necessidades”. Entrevista com o professor Dr. José Antonio Lanchoti, arquiteto e urbanista, especialista em acessibilidade e deficiência física no espaço urbano. Transmissão pela RádioWeb. Horário: 15h.

15/6 – Quarta-feira – Palestra presencial “Prevenção e cuidados: como prevenir violências contra os idosos”. Abertura: presidente do Conselho Municipal do Idoso, Lucimar Matiello.

Painel I - Instituto Unimed: “Como identificar e prevenir a violência doméstica contra o idoso?”

Painel II – Transerp: “Mobilidade Segura: Idoso no trânsito”.

Painel III - Instituto Unimed: “Como identificar e prevenir a violência patrimonial contra o idoso?”.

Coffee de encerramento.

Mediação: Profª Dra. Regina Yoneko Dakuzaku Carretta.

Local: Anfiteatro da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (Avenida Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre). Horário: 16 às 18h.

28/6 – Terça-feira – Ação interna na Transerp: “Dignidade e respeito à pessoa idosa”.

29/6 – Quarta-feira – Jornada em parceria com o Observatório do Livro e da Leitura. “As palavras e o envelhecimento pleno: enfrentamento à violência contra o idoso”. Transmissão pelo Facebook, Instagram e YouTube. Horário: 19h.

*Informações da Prefeitura de Ribeirão Preto 


Foto: pasja1000 por Pixabay

Compartilhar: