Construção de viaduto entre as avenidas Brasil e Mogiana começa nesta quarta-feira, 6

Construção de viaduto entre as avenidas Brasil e Mogiana começa nesta quarta-feira, 6

Obra avaliada em R$ 19,8 milhões tem prazo de 14 meses para ser concluída

A construção do viaduto entre as avenidas Brasil e Mogiana começa nessa quarta-feira, 6. O lançamento do trabalho foi foi pelo Prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e outras autoridades da cidade, nesta terça-feira, 5. O valor total da obra é estimado em R$ 19,8 milhões com prazo de 14 meses para ser concluída. O trabalho visa a construção do viaduto no cruzamento e também um viaduto sobre a ferrovia, e está no pacote do PAC da Mobilidade .

O Secretaria de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro, diz que as obras visam facilitar o fluxo de veículos. “Nós estamos em um local de grande fluxo de carros. É a entrada da cidade, que liga duas avenidas muito importantes, Saudade e Brasil. A obra é para facilitar e também pensar no aeroporto, que é um dos mais movimentados do Estado de São Paulo. Esse trabalho vai dar vasão, facilitando o caminho entre a região Norte e Centro”.

Viaduto deve ficar pronto em 14 meses

Entrada da cidade
Também parte do programa de mobilidade urbana da Prefeitura e das melhorias para o recebimento da internacionalização do Aeroporto Leite Lopes, a obra do viaduto na Avenida Brasil com a Thomaz Alberto Whately está suspensa temporariamente pela justiça.

Segundo a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), uma das empresas que concorreram na licitação alegou que a vencedora, a Autem Engenharia, que integra o grupo Leão-Sanen-Autem Engenharia, apresentava irregularidades e que não poderia participar da concorrência.

No processo, o TJSP entendeu que a Autem integra o grupo Leão Engenharia, que está em processo de recuperação judicial, além de possuir processos trabalhistas na justiça. Por isso, estariam em desacordo com o que é exigido na lei de licitações. “A obra está em ajuste para ter o seu início. Nós tivemos por parte da empresa a imposição de um mandado de segurança contra a  vencedora daquele viaduto. Há uma liminar, a justiça pediu esclarecimentos tanto da empresa Autem Engenharia, como da Prefeitura. Esses esclarecimentos estão sendo encaminhados. Há um prazo de 10 dias para que isso seja feito. A partir daí o juiz vai se manifestar sobre qual decisão ele vai tomar e se suspende a licitação em razão da empresa estar inabilitada, ou não. Administrativamente, a prefeitura já suspendeu a homologação do contrato”, falou Pegoraro.

Recapeamento na Thomaz Alberto Whately
Considerada uma das avenidas com pior pavimentação da cidade, ainda não há prazo para a reforma total da Avenida Thomaz Alberto Whately. Entretanto, o secretário explica que já existe um projeto de melhorias. “A avenida faz parte do trecho norte/sul que vamos licitar até o final deste ano. Vamos refazer a Thomaz Alberto Whately, colocar guia, calçada, drenagem e alargar um pouco mais com a colocação de um pavimento novo.  Isso vai facilitar a vida das pessoas que chegam ou vão ao aeroporto e da população na região norte”, conclui Pegoraro.

Equipe total
O Prefeito Duarte Nogueira diz que tem sido feito um planejamento para que as equipes sejam capazes de terminar todas as obras. Ele vê as obras como ponto de velocidade aos motoristas, já que Ribeirão Preto será repleta de vias rápidas. “Queremos reduzir o tempo das pessoas nos ônibus para que elas possam passar menos tempo e ficarem mais com a família, fazendo uma cidade mais livre e fluida. Tudo faz parte de um investimento de mais de meio bilhão para que se possa ter um trânsito cada vez mais organizado. Os trabalhos não serão interrompidos, independente do fim do mandato ou não. A cidade nunca teve tantas obras como neste momento”, finaliza Nogueira.

Nogueira autoriza construção da obra


Fotos: Pedro Gomes

Compartilhar: