Corredor de Ônibus da Saudade recebe ajuste para implantação de asfalto novo
Equipes também estão executam obras no Corredor de Ônibus da Avenida Dom Pedro I, em Ribeirão Preto
O Corredor de Ônibus da Avenida Saudade, em Ribeirão Preto, está recebendo ajustes, com o levantamento dos poços de visitas, para a implantação do asfalto novo em toda avenida. Além disso, as obras do Corredor de Ônibus da Avenida Dom Pedro I estão nos ajustes finais, com a implantação da ciclovia na avenida Luís Galvão César e Otávio Golfeto, além do calçamento.
As obras fazem parte do Programa Ribeirão Mobilidade. O valor total investido nas duas é de R$ 47.055.555,00, com previsão de conclusão para o final de 2022.
No total, serão 201 novas bocas de lobo (ao longo dos corredores da Saudade e Dom Pedro I), com restauração de 32 unidades e implantação de 42 poços de visita. As galerias de águas pluviais também passam por ampliação do diâmetro com objetivo de melhorar o escoamento da água e, assim, diminuir os pontos de alagamento em dias de chuva.
O Corredor da Saudade será da rotatória das avenidas Mogiana com Brasil (Praça Antônio Lopes Balau), passando pelas avenidas Brasil e Saudade até a avenida Francisco Junqueira, pegando um trecho da rua Fernão Sales, entre a avenida Saudade e a rua São Paulo, além da rua São Paulo, entre a rua Fernão Sales e a avenida Francisco Junqueira.
Já o Corredor da Dom Pedro I, será implantado da avenida Fábio Barreto até a praça Amin Calil, passando pelas avenidas Marechal Costa e Silva, Capitão Salomão, Dom Pedro I e Luiz Galvão Cezar, chegando até a Rotatória Alceu Paiva Arantes.
A pavimentação das vias seguirá o padrão dos corredores: com reforço a capacidade de suporte do pavimento em função do tráfego intenso e do peso dos veículos. Os corredores de ônibus passam por abertura da caixa asfáltica em 45 centímetros, melhoria e preparo do subleito através de compactação mecânica, implantação da base com material granular com adição de cimento, aplicação de seis centímetros de concreto betuminoso usinado a quente, faixa B (Binder), para depois aplicar a capa de asfalto, que varia de quatro a cinco centímetros.
Também serão implantadas novas paradas de ônibus, onde o asfalto será concretado em 50 metros de extensão para evitar o desgaste por frenagem e aceleração. As demais faixas receberão fresagem e recapeamento ao longo de todas as vias que formam o corredor, além da reestruturação das guias e sarjetas.
A obra contempla ainda a revitalização do passeio para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente àqueles com dificuldades de mobilidade. As esquinas da avenida contarão com rampas de acesso para cadeirantes, piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia, além da remodelação dos canteiros. Terá semaforização inteligente, além de sinalização com botoeiras para pedestres e onda verde.
Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto/ CCS