Corredor de Ônibus da Saudade recebe ajuste para implantação de asfalto novo
Obras fazem parte do Programa Ribeirão Mobilidade

Corredor de Ônibus da Saudade recebe ajuste para implantação de asfalto novo

Equipes também estão executam obras no Corredor de Ônibus da Avenida Dom Pedro I, em Ribeirão Preto

O Corredor de Ônibus da Avenida Saudade, em Ribeirão Preto, está recebendo ajustes, com o levantamento dos poços de visitas, para a implantação do asfalto novo em toda avenida. Além disso, as obras do Corredor de Ônibus da Avenida Dom Pedro I estão nos ajustes finais, com a implantação da ciclovia na avenida Luís Galvão César e Otávio Golfeto, além do calçamento.

 

As obras fazem parte do Programa Ribeirão Mobilidade. O valor total investido nas duas é de R$ 47.055.555,00, com previsão de conclusão para o final de 2022.

 

No total, serão 201 novas bocas de lobo (ao longo dos corredores da Saudade e Dom Pedro I), com restauração de 32 unidades e implantação de 42 poços de visita. As galerias de águas pluviais também passam por ampliação do diâmetro com objetivo de melhorar o escoamento da água e, assim, diminuir os pontos de alagamento em dias de chuva.

 

O Corredor da Saudade será da rotatória das avenidas Mogiana com Brasil (Praça Antônio Lopes Balau), passando pelas avenidas Brasil e Saudade até a avenida Francisco Junqueira, pegando um trecho da rua Fernão Sales, entre a avenida Saudade e a rua São Paulo, além da rua São Paulo, entre a rua Fernão Sales e a avenida Francisco Junqueira.

 

Já o Corredor da Dom Pedro I, será implantado da avenida Fábio Barreto até a praça Amin Calil, passando pelas avenidas Marechal Costa e Silva, Capitão Salomão, Dom Pedro I e Luiz Galvão Cezar, chegando até a Rotatória Alceu Paiva Arantes.

 

A pavimentação das vias seguirá o padrão dos corredores: com reforço a capacidade de suporte do pavimento em função do tráfego intenso e do peso dos veículos. Os corredores de ônibus passam por abertura da caixa asfáltica em 45 centímetros, melhoria e preparo do subleito através de compactação mecânica, implantação da base com material granular com adição de cimento, aplicação de seis centímetros de concreto betuminoso usinado a quente, faixa B (Binder), para depois aplicar a capa de asfalto, que varia de quatro a cinco centímetros.

 

Também serão implantadas novas paradas de ônibus, onde o asfalto será concretado em 50 metros de extensão para evitar o desgaste por frenagem e aceleração. As demais faixas receberão fresagem e recapeamento ao longo de todas as vias que formam o corredor, além da reestruturação das guias e sarjetas.

 

A obra contempla ainda a revitalização do passeio para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente àqueles com dificuldades de mobilidade. As esquinas da avenida contarão com rampas de acesso para cadeirantes, piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia, além da remodelação dos canteiros. Terá semaforização inteligente, além de sinalização com botoeiras para pedestres e onda verde.

 


Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto/ CCS

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