CPFL Paulista reiniciará a retirada de árvores sob as Linhas de Transmissão
CPFL Paulista reinicia a retirada de árvores sob as Linhas de Transmissão

CPFL Paulista reiniciará a retirada de árvores sob as Linhas de Transmissão

Empresa já doou mais de 13 mil mudas para a Prefeitura de Ribeirão Preto

A CPFL Paulista dará continuidade ao seu plano de retirada das árvores em área sob as Linhas de Transmissão em Ribeirão Preto. Os trabalhos terão início nas próximas semanas e continuarão com intervenções nas avenidas Antonio Diederichsen, General Euclides Figueiredo, Eduardo Andréa Matarazzo, José Ferreira de Mello Nogueira, Ernesto Guevara Lacerna, Dra. Nadir Aguiar e Governador Lucas Nogueira Garcês.

Como forma de compensação ambiental à retirada das árvores das áreas das linhas de distribuição, a CPFL Paulista já doou à Prefeitura de Ribeirão Preto 13.740 mudas, que estão sendo destinadas para plantio em locais adequados e carentes de arborização. Essas mudas possuem tamanho adequado para serem inseridas sob a rede elétrica, nas calçadas e nas praças públicas da cidade, oferecendo sombreamento satisfatório sem interferir na qualidade do fornecimento de energia. Com a supressão da vegetação, CPFL Paulista cumpre a Norma Técnica NBR 5422 - Projeto de linhas aéreas de transmissão de energia elétrica. A norma, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), define os parâmetros mínimos para a fixação dessa faixa de segurança.

A distribuidora também realizou o plantio de mudas na Linha de Transmissão Morro Cipó - Serrana, em operação no município. No trecho que compreende os bairros Palmeiras 1, 2 e 3, e Parque dos Servidores, foram plantadas 260 árvores. Esses espécimes oferecem coexistência harmoniosa e adequada com o sistema elétrico e as demais infraestruturas urbanas. Em outra frente do projeto, a associação de moradores próximos à rede elétrica participou de uma ação de educação ambiental realizada pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Até hoje, a CPFL Paulista contabiliza mais de 1,06 milhão de mudas árvores doadas aos 234 municípios de sua área de concessão. O convívio harmonioso entre redes elétricas e arborização é de suma importância para a adequada operação da rede elétrica, tendo em vista que a interferência de galhos e de árvores representa 2/3 do tempo em que o cliente fica sem energia. Em 2016, a distribuidora registrou 20.013 interrupções provocadas por intervenções da vegetação no sistema de distribuição, como queda de galhos de árvores sobre os cabos elétricos.

As mudas são doadas gratuitamente para as cidades e entre as espécies disponibilizadas estão: Angelim Rosa, Espirradeira, Flamboyant Mirim, Ipê Amarelo, Ipê Branco, Ipê Roxo, Flamboyant-Mirim, Manacá da Serra, Pitanga, Quaresmeira Rosa e Resedá. Em troca, a CPFL conta com o apoio da administração pública em cultivar o plantio dessas espécies que convivem melhor com a rede elétrica.


Foto: Pixabay

Compartilhar: