Curso gratuito de cuidador de idosos está com vagas abertas
Oportunidades no mercado de trabalho se abrem para profissionais qualificados

Curso gratuito de cuidador de idosos está com vagas abertas

Média salarial deste profissional é de R$ 2 mil por mês

A Fundação de Formação Tecnológica de Ribeirão Preto (Funtec) está com vagas abertas para o curso de Cuidador de Idosos. O curso é gratuito e tem duração de três meses. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo site (pela aba “FALE CONOSCO”, informando qual o curso de seu interesse). Se preferir, o candidato pode ir pessoalmente à Funtec (rua Álvares Cabral, 629), de segunda a sexta, das 9h às 17h. A seleção é feita por ordem de data de inscrição e/ou análise socioeconômica do candidato. As aulas começam assim que as vagas forem preenchidas.

 

O curso aborda o envelhecimento no Brasil, o Estatuto do Idoso, a profissão de Cuidador de Idosos, os direitos trabalhistas, os grandes problemas na saúde dos idosos, a comunicação com o idoso e sua família e as rotinas no trabalho com o idoso dependente, entre outros tópicos. O curso também oferece conhecimentos básicos sobre gerontologia, a ciência que estuda o envelhecimento humano.

 

Em muitos casos, quem assume o cargo de cuidador de idosos é o profissional formado em Enfermagem, mas as oportunidades se abrem cada vez mais para os profissionais que fizeram cursos específicos para formação na área.

 

Além de empatia e muita atenção no dia a dia, um cuidador de idosos deve adquirir vários conhecimentos teóricos e práticos específicos, pois sua atuação é de grande responsabilidade. No dia a dia, ele se ocupará da alimentação e hidratação do idoso, da higienização e aajuda na locomoção, além de ministrar remédios.

 

A profissão de cuidador de idoso é uma das que mais cresceram no Brasil nos últimos dez anos. Nesse período, o número de cuidadores com carteira assinada saltou de 5 mil para 34 mil profissionais. Com o aumento constante da população idosa no Brasil, a tendência é que a carreira continue em ascensão. A média salarial é de R$ 2 mil mensais, variando de acordo com as necessidades impostas pelo estado de saúde do idoso ou forma de contratação – por meio de agências ou diretamente com a família da pessoa que receberá os serviços.

 


Pixabay

Compartilhar: