
Curso gratuito de logística em Ribeirão Preto recebe inscrições até esta quinta-feira, 8
Projeto Alavanca é destinado ao público de baixa renda; alunos terão mentorias e contato com empresas interessadas em contratar
O Projeto Alavanca, uma iniciativa conjunta da plataforma de empregabilidade Taqe, da consultoria Veropequi Gente e Cultura, do Dabi Business Park e do Senac, está com inscrições abertas até o dia 8 de agosto para a primeira turma do curso básico de logística em Ribeirão Preto. A ação gratuita visa capacitar pessoas de baixa renda e incluí-las no mercado de trabalho utilizando ferramentas tecnológicas e as melhores práticas em gestão de pessoas.
O curso oferece 30 vagas para pessoas com ensino médio completo, renda familiar de até dois salários mínimos e disponibilidade de quatro horas diárias durante duas semanas. As atividades presenciais terão início no dia 12 de agosto e serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, no Dabi Business Park, abordando diversas etapas do processo logístico e proporcionando uma compreensão profunda das operações essenciais para o eficiente fluxo de materiais e produtos dentro das organizações.
Danielle Moro, sócia da Veropequi, explica a estrutura do projeto: "Reunimos quatro marcas com um compromisso claro de empregabilidade dos jovens. A Taqe traz uma plataforma moderna focada na diversidade e qualificação, enquanto o Senac, renomado por formar profissionais e cidadãos, será responsável pela formação técnica. A Veropequi oferece mentoria para fortalecer competências pessoais e profissionais, tudo isso realizado dentro deste hub de inovação que é o Dabi, e que tem como proposta unir pensamentos e empresas para a criação de produtos inovadores".
"Este projeto nos permite criar e oferecer um ambiente acolhedor e estimulante, gerando oportunidades para que as pessoas possam desenvolver todo o seu potencial. É a utilização da inovação como ferramenta de crescimento econômico e transformação social", completa Eduardo Brondi, gestor do Dabi Business Park.
Capacitação para o mercado
A escolha do curso básico em logística foi feita a partir de uma consulta a diversas empresas da região sobre a necessidade de mão de obra qualificada. Todo o processo de seleção é realizado na plataforma Taqe, por meio de testes que avaliam as potencialidades dos candidatos ao curso. Ao final da formação, os participantes integrarão um banco de talentos acessível às empresas parceiras do projeto e aos empregadores que utilizam a plataforma. "O Projeto Alavanca busca trabalhar todo o ciclo da inclusão produtiva, desde a capacitação até a contratação, com foco nas necessidades das empresas. Estamos muito felizes com esta parceria que uniu genuinamente nossas organizações para transformar a inclusão produtiva em Ribeirão Preto e região", destaca Ana Correa, cofundadora da Taqe.
"Fazer parte deste projeto com a Taqe, a Veropequi e o Dabi Business Park traduz a essência do Programa Gratuidade Senac, que já ofereceu oportunidade de qualificação para o mercado de trabalho a diversos jovens em Ribeirão Preto e região. Ao unir forças, conseguimos combinar recursos, conhecimento e experiências diversas para esse público com o objetivo de potencializar os resultados, maximizar o impacto social e, ainda, preparar essas pessoas para o mercado de trabalho através de uma formação de qualidade", avalia Juliana Guratti, coordenadora da área de Gestão e Negócios do Senac Ribeirão Preto.
Foto: divulgação