Daerp começa a trocar 132 mil hidrômetros em imóveis de Ribeirão Preto
Troca dos hidrômetros nos imóveis da cidade começa nesta quarta-feira, 12; serviço não é cobrado

Daerp começa a trocar 132 mil hidrômetros em imóveis de Ribeirão Preto

Trabalhos começam nesta quarta-feira, 12, nos jardins Recreio, Itaú e Itaú Mirim; funcionários da autarquia estarão identificados

Começa nesta quarta-feira, 12, a substituição de aproximadamente 132 mil hidrômetros em imóveis de Ribeirão Preto pelo Departamento de Água e Esgoto (Daerp). Os equipamentos que serão trocados têm mais de cinco anos de uso, estão quebrados, com vidros embaçados ou paralisados. O trabalho começa nesta quarta-feira, 12, pela Zona Oeste da cidade.

A autarquia alerta aos moradores que os funcionários da empresa estarão identificados, mas, em caso de dúvidas, os moradores podem solicitar a presença de um supervisor da empresa. A substituição dos hidrômetros não tem custo extra de instalação para o usuário. Os novos equipamentos já são aferidos pelo Inmetro e, caso necessário, serão feitas novas aferições após quatro meses de efetivada a instalação, para que não ocorram dúvidas a respeito da correta medição do novo equipamento.

Por se tratar de um equipamento público, que pertence ao Daerp, não cabe ao usuário a opção de não trocar o hidrômetro. Em caso de tentativa de obstrução de execução do serviço de troca, o morador ou responsável pelo imóvel pode ser autuado e multado. A infração é considerada média, punida com multa de 100 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufespes), o que equivale a R$ 2.653,00.

O Daerp comunicará, por meio de panfletos e carros de som, os bairros onde será feita a substituição dos equipamentos. Em caso de ausência do usuário no imóvel, será deixada no local uma notificação para que o agendamento seja feito em até três dias após a primeira visita, para que a substituição seja realizada.

Nesta quarta, os bairros que recebem o serviço são jardins Recreio, Itaú e Itaú Mirim.

Investimento

O investimento total na compra e substituição dos hidrômetros é de R$ 11,29 milhões.  A previsão é que todos os hidrômetros sejam trocados até dezembro deste ano.

A empresa vencedora da licitação e que executará os trabalhos de substituição é a MD Instalações Hidráulicas Ltda. A substituição dos hidrômetros faz parte do Programa de Gestão, Controle e Redução de Perdas e do Daerp e que tem como meta a redução de 50% das perdas totais até 2021.

Segundo o diretor técnico do Daerp, Lineu Andrade de Almeida os hidrômetros com mais de cinco anos perdem a capacidade de medição correta, por desgaste natural, e chegam a registrar mais de 20% a menos que o consumo real. “Esta submedição gera perda, porque os usuários acabam estimulados a consumir mais do que realmente necessitam, o que aumenta a explotação (retirada) de água do aquífero Guarani, em prejuízo ao meio ambiente e ao próprio Daerp, em função do maior consumo de energia”, esclarece.


Foto: Divulgação Daerp

Compartilhar: